O solo 'Sintonizar ao momento del cambio', estreia às 19h30, da 6ª feira (2.jun), na Casa de Ensaio, em Campo Grande (MS). A proposta vencedora do 1° Prêmio Ipê de Dança de 2021, da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), conta com direção e provocação da artista argentina Bárbara Alonso, sendo interpretado pela campo-grandense Jackeline Mourão. A entrada é gratuita.
Haverá mais duas sessões do espetáculo no mesmo local, no sábado (3.jun) e domingo (4.jun), também às 19h30.
De acordo com a bailarina idealizadora do projeto, Jackeline Mourão, 'Sintonizar ao momento del cambio' propõe uma investigação, construção de uma linguagem própria em meio à incerteza e à prontidão do desconhecido.
“Neste espetáculo, a dançarina campo-grandense Jackeline e a artista argentina Bárbara exploram a efemeridade do tempo e os devaneios da linguagem em meio à velocidade da mudança. Por meio de uma jornada que transita entre o analógico e o digital, elas investigam a materialidade do corpo em uma era em que as telas se tornaram a nova pele do mundo. Ao tensionar o som, o espaço e o tempo, a dança realoca-nos em nossa dialética, permitindo uma experiência do impossível”, metaforizam num release enviado à imprensa.
Reservas de ingressos devem ser feitas pelo Sympla em www.sympla.com.br/evento/sintonizar-ao-momento-del-cambio/2013522 de maneira antecipada, entretanto, há a possibilidade de que as vagas já tenham se esgotado.
A CONEXÃO
Jackeline contou que conheceu o trabalho de Bárbara em 2018 e a exaltação da força feminina na dança da argentina, a chamou atenção. “Ela veio dançar aqui [Campo Grande] o espetáculo 'Acto Blanco', um trabalho dançado e dirigido só por mulheres. Na época, fiquei bastante impactada ao ver todas aquelas mulheres fortes e potentes em cena. Aí comecei a acompanhar o trabalho da Bárbara pelas redes sociais", introduziu.
A artista campo-grandense começou fazer aulas onlines com a argentina durante a pandemia e com a abertura do 1º Ipê de Dança, decidiu propor a conexão com a artista de fora. "Iniciamos uma pesquisa online e finalizamos a criação presencialmente aqui em Campo Grande”, detalhou a bailarina.
Desafiando fronteiras e transcendo limites, Jackeline e Bárbara consideram o intercâmbio “uma experiência singular de metamorfose e descoberta”.
Jackeline é artista da dança, performer, improvisadora, professora e brincante. Ela tem diversos trabalhos já divulgados aqui no TeatrineTV.
Bárbara Alonso é uma artista da dança com sólida formação acadêmica na área. Além de suas realizações artísticas, também se dedica ao ensino de disciplinas relacionadas à dança em instituições educacionais.
Após se destacar como intérprete e adquirir vivências abrangentes em gestão cultural e assistência coreográfica, Bárbara diz estar embarcando em uma nova empreitada inédita como diretora.
“Para mim é um privilégio realizar meu primeiro trabalho como diretora. Anteriormente atuei como assistente de direção, colaborei em alguns trabalhos e trago muitas horas como intérprete em muitos processos criativos. Mas até então ainda não tinha dirigido uma obra como diretora. Esta é a minha primeira obra prima e vim ao Brasil para realizá-la com uma equipe de trabalho maravilhosa, na qual cada pessoa envolvida está se dedicando muito e com muita sensibilidade. Realmente me sinto muito privilegiada de poder realizar este trabalho aqui”, considerou a argentina.
A idealizadora completou destacando o valor do intercâmbio artístico. “Inicialmente tive contato com a Bárbara de forma online e já era muito bom, mas era um contato distante, até abordamos no solo essa relação da tecnologia como mediadora das relações. Ela traz modos diferentes de ver, de fruir, de sentir a dança; pautados em cima da experiência que traz da Argentina. Então, esse intercâmbio está sendo muito bom, estou tendo a oportunidade de experimentar, de aprender mesmo, de trocar”.
O PRÊMIO IPÊ
Instituído pelo Decreto Municipal nº 14.759 de 4 de junho de 2021, o prêmio completará nesta semana seu 1º ano de existência efetiva, já que foi pago aos artistas somente em 2022.
Mantido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), o 1º Prêmio Ipê investiu R$ 960 mil contemplando o total de projetos das áreas abaixo:
- 100 projetos no Artesanato;
- 32 projetos nas Artes Visuais;
- 08 projetos no Audiovisual;
- 04 projetos na Dança;
- 04 projetos no Teatro;
- 05 projetos na Literatura.
A intenção do Prêmio, de acordo com o Superintende de Cultura, Roberto Figueiredo, é cada vez mais abrir espaço e apoiar o artista campo-grandense. “Essa é a nossa missão como poder público, é minha visão, apoiar o artista para que as obras cheguem à população. Nós queremos cada vez mais investir no artista e em suas obras... a intenção é que essa obra da Jack chegue com toda potência do trabalho dela ao público”.
Conforme apurado pelo TeatrineTV, a secretária de Cultura Mara Bethânia Gurgel pretende lançar o 2º Prêmio Ipê para artistas da Capital. “É uma posição bastante firme da secretária, é a continuação do Prêmio Ipê”, garantiu o Superintendente.
SERVIÇO
Jackeline Mourão estreia o solo ´Sintonizar ao momento del cambio´ sexta (02), sábado (03) e domingo (04), às 19h30, na Casa de Ensaio (rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambaí). Mais informações pelo Instagram.
FICHA ARTÍSTICA:
Direção: Bárbara Alonso.
Assessoria artística: Eugenia Roces.
Intérprete-criadora: Jackeline Mourão.
Desenho de som e vídeo: Reginaldo Borges.
Desenho gráfico: Jonatan Kluk.
Iluminação: Adriel Santos.
Paratexto: Febraro de Oliveira.
Produção Executiva: Roberta Siqueira (Arado Cultural).
Produção: Maura Menezes.
Assessoria de Imprensa: Isabela Ferreira (Reconta).
Investimento
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
Prefeitura Municipal de Campo Grande.
Cultura Argentina al Mundo, Otorgado por Dirección de asuntos culturales del Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio internacional y Culto.
Apoio:
Cia Dançurbana, Casa de Ensaio e Ministério da Cultura da Argentina.