Logo TeatrineTV

TOTALMENTE OCUPADO!

Wagner Moura vence Cannes, mas não aparece. Entenda o motivo

A ausência do astro brasileiro na cerimônia chamou atenção do público e da imprensa internacional

24 MAI 2025 • POR TERO QUEIROZ • 17h56
Imagem principal
Greta Lee e Wagner Moura nos bastidores do novo filme de Louis Leterrier, 11817.

Wagner Moura foi eleito Melhor Ator e Kleber Mendonça Filho levou o prêmio de Melhor Direção, ambos pelo filme "O Agente Secreto", neste neste sábado (24.mai.25), no Festival de Cannes 2025, um dos mais importantes do mundo. 

 

Apesar da sua conquista inédita, Wagner Moura não subiu ao palco para pegar seu prêmio. Na ocasião, ele foi representado por Kleber. 

A ausência de Moura na cerimônia chamou atenção do público e da imprensa internacional.

Então começou a especulação. Logo a equipe do ator, que tem uma carreira consolidada fora do Brasil, explicou: “Ele participou da primeira sessão do filme em Cannes e das entrevistas coletivas, mas teve que voltar ao Reino Unido para retomar as filmagens”. Eles se referiam as filmagens do longa "11817", dirigido por Louis Leterrier, em Londres, no qual Wagner é uma das estrelas internacionais.  

O FILME PREMIADO

"O Agente Secreto" acompanha a história de um professor especializado em tecnologia que, nos anos 1970, retorna a Recife e se vê envolvido em uma trama de espionagem.

O elenco reúne nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Udo Kier, Hermila Guedes, Thomas Aquino, Isabel Zuaa e Alice Carvalho.

Além das estatuetas principais, o filme conquistou outros dois prêmios paralelos: o de Melhor Filme segundo a Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI) e o Prix de Cinéma Art et Essai, concedido por exibidores independentes da França.

No total, sete prêmios foram recebidos por produções brasileiras em diferentes categorias — um número expressivo, considerando as regras do festival, que limitam os troféus por obra.

O GRANDE CAMPEÃO DE CANNES 2025

Vencedores e Júri do 78º Festival de Cannes  Jean_Louis_Hupe/FDCVencedores e Júri do 78º Festival de Cannes. Foto: © Jean_Louis_Hupe/FDC

A Palma de Ouro, premiação principal do Festival de Cannes, ficou com "It Was Just an Accident", do iraniano Jafar Panahi, um dos destaques da mostra principal.

O júri de 2025 foi presidido pela atriz francesa Juliette Binoche, e contou ainda com Halle Berry, Jeremy Strong, Alba Rohrwacher, os cineastas Hong Sang-soo e Carlos Reygadas, e a escritora Leila Slimani, entre outros.

A seguir, a lista dos principais premiados da 78ª edição do festival: