Logo TeatrineTV

'BLX'

Em MS, música eletrônica ganha sons de harpa, berrante e viola

EP reúne quatro faixas que dialogam com as raízes da música sul-mato-grossense

4 JUL 2025 • POR ALY FREITAS • 15h56
Imagem principal
Foto: Charlene Bitencourt

O duo BLX, formado por André X e Leca Harper (aka Dark Blue), lançou o EP Electrosounds, disponível nas principais plataformas digitais como Spotify, Deezer e Amazon Music. O trabalho reúne quatro músicas: 'Águas do Pantanal', 'Terrário', 'Fogo e Desejo' e 'Pôr do Sol'. Ouça aqui.

Conforme os artistas, o EP nasceu do reencontro de André e Leca, amigos de longa data, que aproveitaram o período da pandemia para trabalhar em uma sonoridade eletrônica que dialoga com as raízes culturais de Mato Grosso do Sul.

“Uma coisa que sempre achei que estava em abstinência na nossa região é a música eletrônica envolvida nas nossas tradições”, contou André X. “O estilo tem essa magia de poder se fundir a tudo, e nós adoramos um bom desafio. Fizemos um brainstorm com temas do nosso cotidiano e buscamos um caminho autoral, mas longe do clichê”, explicou o artista.

Foto: Charlene BitencourtAmigos de longa data, André e Leca produzem música eletrônica no MS | Foto: Charlene Bitencourt

Ao mergulhar no universo sonoro sul-mato-grossense, o duo convocou artistas que são guardiões de saberes musicais locais: Adilson Big Fernandes (berrante), Ossuna Braza (harpa), Renã Nonnato (gaita), Sérgio Dorneles (viola) e Kinho Guedes (baixos).

“O processo foi uma alegria”, relembrou Leca Harper. “Todos os músicos toparam o desafio e nos surpreenderam com a entrega. Já temos uma experiência com essa fusão desde os tempos da banda Casa4, então aplicamos uma metodologia que dá liberdade criativa, mas com direção. O resultado é único: um EP com identidade, que não copia nem se acomoda”.

Foto: Charlene BitencourtBLX aposta na música eletrônica que conversa com as raízes de MS | Charlene Bitencourt

Electrosounds contou com investimentos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, via edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). 

Mais informações podem ser obtidas no Instagram @blxduo