Co-roteirista, Itamar Dantas destaca relevância histórica de "Brasiliana"
'Brasiliana, o Musical Negro que apresentou o Brasil ao Mundo" concorre na categoria Longa-Metragem Sul-Americano
2 AGO 2025 • POR ALY FREITAS E TERO QUEIROZ • 09h09
O pesquisador e co-roteirista Itamar Dantas está no 3º Bonito CineSur com o documentário "Brasiliana, o Musical Negro que levou o Brasil ao Mundo", longa que revisita a trajetória da companhia que difundiu a cultura afro-brasileira em mais de 90 países ao longo de 25 anos de atividade.
Ao TeatrineTV, Dantas afirmou que trazer o filme ao Mato Grosso do Sul amplia o alcance da história narrada. “Apresentar esse filme no Bonito CineSur é muito importante para a gente. É a primeira vez que essa história chega a muitas pessoas e sair do eixo do Sudeste para outras regiões do Brasil é fundamental”, destacou.
Ele também ressaltou o impacto cultural do material pesquisado. “É importante para a historiografia cultural brasileira que mais pessoas tenham contato com essa história. Assim construímos uma memória mais justa com os artistas que ajudaram a formar essa trajetória”, disse.

Conforme o roteirista, o documentário, dirigido por Joel Zito Araújo e produzido pela Impulso Filmes, foi desenvolvido a partir de extenso levantamento de arquivos que registram os 25 anos de atividades do grupo, grande parte deles fora do Brasil. “Era preciso reunir esse material para mostrar que a companhia, apesar de pouco conhecida no país, alcançou os principais palcos do mundo”, completou.
Assista: