Arquiteto chinês, piloto e dois cineastas brasileiros morrem em queda de avião no Pantanal
Entre as vítimas estão um famoso arquiteto chinês e diretor de documentário sobre tragédia do Chapecoense
24 SET 2025 • POR ALY FREITAS • 09h57
Um avião de pequeno porte caiu no início da noite de 3ª.feira (23.set.25) na região da Fazenda Barra Mansa, no Pantanal de Aquidauana (MS), deixando quatro mortos.
Entre as vítimas está o arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu, referência mundial em planejamento urbano sustentável, o documentarista Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.
Informações preliminares apontam que a aeronave modelo Cessna caiu por volta das 18h30, explodiu após atingir o solo e não deixou sobreviventes. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 20h10 e relatou que a região de difícil acesso atrasou o resgate.

QUEM SÃO A VÍTIMAS
- Kongjian Yu

Aos 62 anos, Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim e formado pela Universidade Florestal de Pequim e pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
O arquiteto ganhou projeção internacional ao desenvolver o conceito de “cidades-esponja”, que transforma ruas, praças e espaços públicos em sistemas capazes de absorver, armazenar e reutilizar a água da chuva.
A ideia surgiu como resposta à urbanização acelerada e às mudanças climáticas, propondo soluções de drenagem natural — como jardins alagáveis, pavimentos permeáveis e parques inundáveis — que funcionam como uma esponja urbana.
Yu estava no Brasil desde o início de setembro, participando de conferências e da abertura da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, no Parque Ibirapuera.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) lamentou sua morte em nota. “Sua obra deixa um legado de compromisso com a sustentabilidade, a paisagem e a vida urbana. O CAU/BR se solidariza com a família, amigos e colegas do arquiteto”, afirmou a presidente Patrícia Sarquis Herden.
- Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz era documentarista e produtor cultural, com trabalhos voltados à memória e identidade brasileiras. Destacou-se no cenário audiovisual pela dedicação a produções documentais. Foi responsável pela direção da série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, sobre a queda do avião que vitimou a delegação do Chapecoense em 2016, trabalho que ganhou notoriedade ao ser indicado ao Emmy Internacional.
- Rubens Crispim Jr

Rubens Crispim Jr., diretor, roteirista e fotógrafo, formou-se em Artes Plásticas pela ECA-USP. Fundador da produtora Poseidos, tinha mais de 20 anos de carreira. Venceu o reality Projeto 48 (TNT) em 2006 e levou curtas a festivais internacionais, incluindo Cannes. Seu último trabalho foi o documentário O Bixiga é Nosso! (2023).
- Marcelo Pereira de Barros

Marcelo Pereira de Barros, o 'Marcelo Pantaneiro', piloto e proprietário da aeronave, também morreu na queda. Ele era paulista e deixou esposa e dois filhos:
As causas do acidente serão investigadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).