Começa nesta 5ª-feira o MS Fashion Hub, com três dias de imersão criativa
Programação reúne oficinas, laboratórios e mentorias com nomes de destaque da moda nacional, como Paloma Gervasio Botelho, do Fashion Revolution SP, e o estilista baiano Dih Morais
23 OUT 2025 • POR TERO QUEIROZ • 17h34
O MS Fashion Hub – Encontros & Conexões começa às 18h desta 5ª feira (23.out.25) e segue ocorrendo até sábado (25.out.25) na Casa da Cultura, na Avenida Afonso Pena, nº 2.270, no Centro de Campo Grande (MS).
Idealizado pelo estilista Fábio Castro, da marca Touché, o projeto convida o público a enxergar a moda como um campo de expressão cultural e social. “Percebi que em Campo Grande temos muitos eventos voltados a desfiles e editoriais, mas faltava um espaço de conversa e troca”, explicou Castro. “A moda vai além da roupa — é cultura. Por isso buscamos incluir diversidade, sustentabilidade e representatividade como fios condutores deste projeto”, acrescentou.
A programação reúne oficinas, laboratórios e mentorias com nomes de destaque da moda nacional, como Paloma Gervasio Botelho, do Fashion Revolution SP, e o estilista baiano Dih Morais, que retorna ao Estado após participar do Festival América do Sul. Entre as atividades, estão o curso de fotografia mobile, oficinas de costura e upcycling em jeans, além do workshop Da Câmera à Passarela, ministrado pela modelo e atriz Isabela Lopes.
“Meu trabalho é sobre a construção do corpo cênico — entender o corpo como instrumento de expressão e autoconhecimento”, disse Isabela. “Mais do que técnica, o workshop é um mergulho na presença, no gesto e na confiança. A proposta é ajudar cada participante a se enxergar e se posicionar no mundo da moda com autenticidade", acrescentou.
As mentorias contam com seis vagas cada, preenchidas por seleção. Paloma Gervasio conduzirá o Lab Criativo – Moda e Estilo: Expansão do Criativo, que discute o vestir como ato político. Já Dih Morais orienta um grupo formado por marcas autorais criadas por pessoas pretas e mulheres trans. “Essa é a minha segunda vez em Mato Grosso do Sul, e estar de volta é muito simbólico”, comentou o estilista. "A moda, para mim, é a sobrevivência. É sobre contar nossas próprias histórias, reconhecer nossas origens e transformar a ancestralidade em linguagem. Eu sempre digo que minha arte é, sobretudo, sobre minha avó — o legado dela me guia em cada criação".
Além das oficinas, o público poderá participar de talk shows abertos.
Nesta 5ª feira (23.out), às 18h30, Dih Morais apresenta De onde eu vim diz muito sobre mim.
No sábado (25.out), às 19h, Paloma Gervasio Botelho encerra a programação de debates com A Visibilidade de Profissionais Negres na Moda, que reflete sobre a presença de pessoas negras no setor e os desafios da representatividade.
A trilha sonora do evento também promete movimentar a Casa da Cultura, com DJ sets e o show de encerramento do grupo Estrella Cadente, que mistura ritmos latino-americanos, brasileiros e fronteiriços.
Para Fábio Castro, o MS Fashion Hub é um ponto de virada para o cenário criativo local. “Queremos que quem participe saia diferente — com novas ideias, perspectivas e vontade de inovar. A moda é uma cadeia viva, que envolve costureiras, produtores, maquiadores, lojistas e artistas. E o Fashion Hub é sobre isso: reconectar todos esses elos e inspirar uma moda mais consciente e diversa.”
A ação artístico-cultural é uma realização da Touché e Vitrine do Mato, pore meio de recebeimento de R$ 100 mil financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Setesc, Governo do Estado (a íntegra). A ação conta ainda com apoio da Prefeitura de Campo Grande, Secult, Casa da Cultura e Sebrae.
SERVIÇO
Ação artístico-cultural:MS Fashion Hub – Encontros & Conexões
Local: Casa da Cultura – Av. Afonso Pena, 2.270, Campo Grande (MS)
Dias da ação: De quinta (23) a sábado (25) de outubro
Entrada gratuita | Classificação livre
Informações adicionais: @vitrinedomato
