Logo TeatrineTV

CAMPO GRANDE (MS)

Grupo abre oficina gratuita de cinema com prioridade para mulheres

'É preciso que a gente ocupe nossos lugares de criadoras', diz a cineasta Ligia Tristão Prieto

23 OUT 2025 • POR TERO QUEIROZ • 18h16
Imagem principal
As atividades presenciais acontecerão na sede do Grupo Casa, na Rua Visconde de Taunay, nº 306, bairro Amambai. Foto: Gabriella Thais

O Grupo Casa – Coletivo de Artistas está com inscrições abertas para a oficina de cinema 'Da Criação à Produção Executiva para Jovens de Campo Grande', destinada a pessoas entre 15 e 25 anos. 

De acordo com o coletivo, serão oferecidas 20 vagas, sendo 70% reservadas para mulheres. A oficina é gratuita.  

O curso abordará roteiro cinematográfico, técnicas de gestão e produção executiva.  “Este ano eu fui a única mulher do MS selecionada enquanto diretora de ficção nos festivais Bonito CineSur e Curta Campo Grande nas mostras competitivas do MS, isso pra mim é realmente preocupante. Precisamos de mais mulheres contando histórias para que assim possamos construir um mundo que seja digno para nós também, como novos imaginários possíveis. É preciso que a gente ocupe nossos lugares de criadoras”, explicou a diretora Ligia Tristão Prieto, que ministrará as aulas de roteiro e produção executiva.

As aulas ocorrerão de forma presencial e online, totalizando 40 horas, sempre aos sábados e domingos.

Foto: Gabriella ThaisBastidores de filmagens do curta 'Elenora', dirigido por Ligia Tristão Prieto. Foto: Gabriella Thais

As inscrições vão até 25 de outubro, e os selecionados serão divulgados em 28 de outubro. “Nós iremos fazer uma aula que se baseia na prática criativa de cada estudante, conectando com questões políticas, sociais e que são urgentes para cada pessoa, dentro do que ela acredita e da cultura coletiva também. Então, a aula vai ser sobre criatividade, sobre a compreensão de si como potencial criativo para a construção de roteiros. Todo mundo tem uma história de vida que pode acrescentar para outras pessoas no mundo”, adiantou o professor Leonardo de Castro, responsável pelas aulas de criação e roteiro cinematográfico. 

O curso  terá início em novembro, com aulas nos dias 1, 2, 8, 15, 22 e 23, em dois turnos: manhã (8h às 12h) e tarde (14h às 18h), com intervalo para almoço. “Depois dos alunos criarem seus próprios roteiros de curtas-metragens, vamos entender a importância da Produção Executiva para executar um projeto audiovisual, teremos exercícios práticos e materiais de apoio que ajudarão na organização e planejamento”, completou Jessica Santos, professora da disciplina de Produção Executiva.

As atividades presenciais acontecerão na sede do Grupo Casa, na Rua Visconde de Taunay, nº 306,  bairro Amambai.

 O e espaço oferece acessibilidade, com rampas e banheiros adaptados, além de legendas em vídeos e materiais escritos em linguagem simples para inclusão de pessoas com diferentes necessidades.

COMO PARTICIPAR

Podem se inscrever jovens entre 15 e 25 anos residentes em Campo Grande, incluindo estudantes de escolas  públicas, universitários, artistas e produtores culturais iniciantes.

A seleção será feita pela equipe pedagógica do Grupo Casa, priorizando candidatos com pouca ou nenhuma formação técnica, diversidade de bairros da cidade e garantindo pelo menos 14 vagas para mulheres.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/87jnkSEiZsdCBXPc8