Logo TeatrineTV

LUTO NA MÚSICA

Ícone da MPB, Lô Borges morre aos 73 anos

Artista lançou seu último álbum, Céu de Giz, em agosto deste ano

3 NOV 2025 • POR ALY FREITAS • 20h23
Imagem principal
Foto: Reprodução/Redes sociais

O músico mineiro Lô Borges, cofundador do movimento Clube da Esquina, faleceu na noite de domingo (2.nov.25), aos 73 anos.

De acordo com o boletim médico, o artista estava internado desde 17 de outubro em um hospital de Belo Horizonte, após sofrer uma intoxicação medicamentosa. Durante o período de internação, passou por uma traqueostomia e, no domingo, teve falência múltipla dos órgãos.

Em agosto, ele lançou seu último álbum, Céu de Giz, em parceria com Zeca Baleiro e aberto pelo single Antes do Fim. Desde 2019, Lô vinha lançando um álbum de músicas inéditas a cada ano.

Foto: Reprodução/ Museu da Imagem e do Som Lô Borges quando jovem | Foto: Reprodução/ Museu da Imagem e do Som 

Reconhecido como um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, Lô ganhou destaque ainda jovem, aos 19 anos, quando foi convidado por Milton Nascimento para produzir o álbum conjunto Clube da Esquina. O disco nasceu de encontros entre músicos em uma esquina do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, que posteriormente inspiraram o nome do álbum e do movimento responsável por unir o lirismo da MPB às influências do rock inglês.

Em 2022, Clube da Esquina foi eleito por 162 especialistas o melhor álbum brasileiro de todos os tempos, consolidando o legado de Lô Borges como um dos artistas mais influentes da música nacional.

Foto: ReproduçãoCapa do álbum Clube da Esquina de Lô Borges e Milton Nascimento | Foto: Reprodução

Nas redes sociais do músico, a família publicou na manhã desta segunda-feira (3.nov.25) uma nota de despedida: "Ele lutou bravamente por 17 dias, mas agora foi descansar. Sua arte viverá para sempre."

Milton Nascimento, em homenagem ao amigo, escreveu: "Lô foi uma das pessoas mais importantes da minha vida e da minha obra. Foram décadas de amizade e cumplicidade que resultaram em um dos álbuns mais reconhecidos da música mundial. O Brasil perde um de seus artistas mais geniais, inventivos e únicos."

O velório de Lô Borges acontece na terça-feira (4.nov.25), das 9h às 15h, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em cerimônia aberta ao público.