Logo TeatrineTV

CAMPO GRANDE (MS)

Peça com 46 anos reestreia sob direção de Edilton Ramos, ícone do teatro em MS

'Dr. Urubulino Polu' (1979) e 'Conflito de Gerações' (1995) serão apresentados no Teatro Dom Bosco neste final de semana

5 NOV 2025 • POR TERO QUEIROZ • 13h51
Imagem principal
Espetáculo com mais de 3 décadas será reapresentado na Capital sul-mato-grossense. Foto: Lucas Anjos

Duas peças que marcaram época no teatro sul-mato-grossense estão de volta ao palco. Sob a direção e atuação de Edilton Ramos, um dos artistas mais longevos do estado, "Dr. Urubulino Polu" (1979) e "Conflito de Gerações" (1995) reestreiam no Teatro Dom Bosco no próximo sábado, dia 8 de novembro.

A programação dupla celebra os mais de 50 anos de carreira de Ramos. Para ele, o evento é a celebração de uma trajetória de dedicação total à arte. "O teatro em si, ele significa muito para mim. A partir do momento que eu me descobri ator com capacidade para escrever, dirigir, interpretar, enfim, todo o fazer teatral [...] o teatro para mim tem um significado muito grande. Para mim significa a minha vida", afirmou o diretor em entrevista ao TeatrineTV.  

A primeira sessão, às 16h, é "Dr. Urubulino Polu". Escrita há 46 anos, a peça infantil sobre poluição se mostra surpreendentemente atual. "É um espetáculo que ela vem atravessando décadas, atravessou o século XX. Estamos aqui 25 anos já de século XXI e a peça está atualíssima", argumentou Ramos.

Edilton Ramos. Foto: Lucas AnjosEdilton Ramos. Foto: Lucas Anjos

Ele ressaltou a simplicidade da montagem como sua maior força. "Nós mostramos um teatro uma maneira de de representar simples, sem sem o uso de grande tecnologia. Enfim, é o teatro na sua mais pura essência. [...] ela [a peça] continua gritando aí em socorro à natureza".

Às 20h, será a vez de "Conflito de Gerações". Se a primeira peça é um alerta ambiental, esta é um "pedido de socorro para a nossa sociedade". Segundo o diretor, a peça "grita pedindo socorro no sentido de resgatar o o respeito [...] e principalmente o respeito aos pais, porque muitos estão pegando todos esses valores existentes e e jogando na lata do lixo", disse.

Ramos revelou que a comédia, vista por dezenas de milhares de estudantes, já provou seu impacto. "Ao longo de todos esses anos, eu encontrei muitos adultos que quando jovens assistiram essa peça e muitos vieram me agradecer [...] foi uma virada de chave na vida dessas pessoas".

Reforçando a busca pela "pura essência", a sonorização de ambas as peças será totalmente analógica.

Edilton Ramos, fundador do Grupo Transart, atua nos espetáculos ao lado de Tero Queiroz, Lucas Anjos e Igor Andrade.

Os ingressos para o espetáculo estão à venda no Sympla, neste link: https://www.sympla.com.br/evento/conflito-de-geracoes/3189314?share_id=copiarlink e neste link: https://www.sympla.com.br/evento/dr-urubulino-polu/3191534?share_id=copiarlink

Além disso, os ingressos poderão ser adquiridos no dia, na bilheteria do teatro. 

SERVIÇO