Logo TeatrineTV

PATRIMÔNIO CULTURAL

Casa Amarela convida vizinhos para café com memórias da ferrovia

Encontros gratuitos aos domingos buscam resgatar histórias do Complexo Ferroviário; programação de Natal segue até 21 de dezembro com bazar e oficinas

7 NOV 2025 • POR TERO QUEIROZ • 05h12
Imagem principal
Fachada da Casa Amarela. - Crédito: Casa Amarela

 

A Casa Amarela, ateliê do Museu de Arte Urbana (MuAU), inicia sua programação especial de fim de ano neste domingo (9.nov.25). O primeiro evento é o 'Café com a Vizinhança: Histórias do Tombamento", que começa às 8h30, na sede da casa, no centro da Capital. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Inspirado nas antigas rodas de conversa dos ferroviários, o café busca reunir a comunidade para resgatar memórias e afetos ligados à história da ferrovia em Campo Grande.

A proposta é ser um espaço cultural que valorize a arte, a história e seja um ponto de encontro para a população.A proposta é ser um espaço cultural que valorize a arte, a história e seja um ponto de encontro para a população. Foto: Reprodução

Este primeiro encontro terá como convidada Maria Madalena Mereb, uma das vozes mais ativas na preservação da memória ferroviária da cidade.

Segundo Tatiana De Conto, arteterapeuta e gestora da Casa Amarela, os relatos coletados durante os cafés serão registrados e disponibilizados nas redes sociais (@casa.amarela.muau), ampliando o acervo do Museu de Arte Urbana.

Tatiana e Guido, gestores da Casa Amarela. Tatiana e Guido, gestores da Casa Amarela. 

O "Café com a Vizinhança" se repetirá em mais três domingos: 23 de novembro, 7 de dezembro e 21 de dezembro, sempre às 8h30.

Este evento inaugura a programação "Natal da Casa Amarela", que segue até 21 de dezembro com uma agenda cultural diversificada.

Local é abrigo da arte que retrata o MS.Local é abrigo da arte que retrata o MS.

Entre os destaques está um Bazar de Natal com artistas e marcas regionais, que abre oficialmente no dia 19 de novembro e funcionará de quarta a sábado. A programação inclui ainda oficinas arteterapêuticas, contação de histórias aos sábados e rodas de conversa.

Fachada da Casa Amarela.Fachada da Casa Amarela.

O projeto é realizado com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e do Governo do Estado.

SERVIÇO