Logo TeatrineTV

"ARTEFACTOS"

Rapper goiano funde arqueologia e sampling em novo álbum

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, disco chega às plataformas no dia 27 de novembro

17 NOV 2025 • POR TERO QUEIROZ • 16h21
Imagem principal
ART!, rapper e produtor goiano, lança em 27/11 o álbum 'ARTEFACTOS' (Artiartificios), combinando BoomBap, Trap, Jazz e Soul. - Reprodução

O rapper, poeta e produtor ART! lança o seu novo álbum “ARTEFACTOS” (selo Artiartificios), no próximo dia 27 de novembro. 

Integrante da cena independente de Goiás, ART! disse que "o novo registro fonográfico que busca traçar paralelos entre a pesquisa histórica e a produção musical urbana".

De acordo com o artista, o trabalho utiliza a metáfora da arqueologia para "justificar suas escolhas estéticas e narrativas". 

O projeto foi viabilizado com  R$ 108.889,90 obtidos por edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura (MinC), do governo do presidente Lula, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult). A íntegra do repasse

ART! explicou que o disco soma os estilos de BoomBap, Trap, Jazz e Soul.

O rapper explicou que a construção das faixas apoia-se na técnica de sampling — o uso de trechos de gravações antigas para criar novas composições.

“Gosto muito da cultura do sampling. É uma forma de revisitar o passado e aprender com o que já foi feito. Cada beat é como um vestígio que carrega uma história”, disse ART!. 

Segundo o artista, um dos diferenciais propostos pelo disco é a possibilidade de audição em duas ordens: linear ou inversa. A concepção busca mimetizar o trabalho de campo arqueológico, onde a descoberta precede a compreensão cronológica. A faixa de encerramento, intitulada “Ruínas”, serve como chave para essa interpretação sobre tempo e memória.

“Nos processos arqueológicos, primeiro se encontram as ruínas, os objetos do acaso. Só depois é possível compreender o que existiu antes delas”, detalhou o rapper.

No repertório, destacam-se ainda “Cidadela”, que ancora a narrativa nas vivências urbanas de Goiânia, e “Folhetos”. Esta última apresenta uma experimentação com a estrutura clássica de sonetos e a oralidade regional goiana.

Trajetória e referências Com influências estéticas que remetem à civilização egípcia, o álbum marca uma nova etapa na carreira de ART!, ativo na cena desde 2015 e com discografia que inclui os EPs “Fora do Tempo” e “Mimetismo”. Além da produção artística, o músico atua na formação de novos produtores através de oficinas de beatmaking.

“Quero que Artefactos seja mais do que um álbum — que seja uma experiência. Que cada música funcione como uma escavação cultural, um convite para revisitar o passado e repensar o presente”, projeta o artista sobre o lançamento.

Para o músico, o lançamento consolida um ciclo de profissionalização e gestão de carreira. “Me sinto mais preparado para gerir minha própria carreira e construir projetos sólidos. Este álbum é, sem dúvida, o ponto mais importante da minha trajetória até agora”, concluiu.

SERVIÇO