Logo TeatrineTV

RETOMADA RBTR

Campo Grande sedia 24º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua

Cerca de 60 representantes de diferentes regiões do Brasil integram debates e apresentações na Capital sul-mato-grossense

18 NOV 2025 • POR TERO QUEIROZ • 15h57
Imagem principal
O Grupo de Arte Popular A Pombagem participou do último encontro presencial da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), realizado pela Casa do Teatro de Rua da Bahia. - Foto: Reprodução/Facebook

O XXIV Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua será realizado em Campo Grande (MS), de 19 a 23 de novembro, reunindo artistas, pesquisadoras, articuladores e gestoras e gestores culturais de diferentes regiões do país.

A iniciativa é organizada pela Rede Brasileira de Teatro de Rua em colaboração com grupos de Mato Grosso do Sul, entre eles Teatro Imaginário Maracangalha, Flor e Espinho, Teatral Grupo de Risco, Circo do Mato, Pisando Alto, Trupior Circo, Casulo e Clandestino.

A integrante do TGR, Fernanda Kunzler, disse que o convite à ação é aberto para o público em geral, mas a um público específico: "Em especial à classe artística... Por conta dos debates, mas é aberto pra geral", definiu.

Fran Corona, artista integrante do Teatro Imaginário Maracangalha, reforçou o convite aos artistas de rua. "O Encontro é para quem trabalha com artes cênicas na rua, teatro, circo... É aberto às pessoas que querem participar. A gente discute as políticas voltadas para o setor, discute a estética", explicou.

Desde a pandemia de Covid-19, a Rede Brasileira de Teatro de Rua não realizava encontros presenciais. "Tem essa grande expectativa de voltar a se encontrar presencialmente e voltar a se articular", disse Fran.

Ainda conforme a integrante do Maracangalha, editais voltados para o setor acabaram sendo excluídos ao longo da pandemia. "É retomar a discussão a respeito das políticas voltadas para o setor que têm essa pesquisa voltada para a rua. Esses editais que tiveram que ser excluídos não podiam acontecer. E aí, desde que voltaram as atividades culturais, sentimos que as políticas públicas para o setor não voltaram, como o Arte na Rua, e a gente já precisava de ampliação na época, e o pouco que tinham não retornou", prospectou, completando que o objetivo é conseguir, com o Encontro, estratégias para a cobrança de retomada do setor.

O encontro conta com apoio institucional de órgãos federais, estaduais e municipais, incluindo Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), Ministério da Cultura (MinC), Fundação de Cultura de MS (FCMS), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESCC), Rede de Economia Solidária MS, Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul (CCMS) e do mandato da vereadora Luiza Ribeiro.

Criada em 2007, a Rede Brasileira de Teatro de Rua se tornou um espaço de articulação horizontal, dedicado à defesa das artes públicas e ao uso democrático dos espaços urbanos para criação e convivência.

O encontro anual, realizado de forma itinerante, é o principal momento de deliberação da RBTR.

Neste ano, cerca de 60 representantes participarão de debates, plenárias, vivências e apresentações que refletem a diversidade das práticas do teatro de rua no Brasil.

Entre os temas previstos estão o panorama nacional do teatro de rua, a formulação de políticas para as artes públicas e a discussão de propostas para um programa de fomento específico para o setor.

As atividades serão concentradas no Centro Cultural José Otávio Guizzo, com apresentações abertas na Calçada Bia Marques.

@@NOTICIA_GALERIA@@

PROGRAMAÇÃO

19/11 – Abertura

20/11 – Conjuntura e políticas públicas

21/11 – Grupos de trabalho e vivências

22/11 – Plenária e Carta de Campo Grande

23/11 – Encerramento

SERVIÇO