Logo TeatrineTV

GUIA PRÁTICO

Ministério anuncia guia de classificação indicativa com faixa de 6 anos e IAs

Pasta alega que a publicação não tem caráter de censura

18 NOV 2025 • POR FERNANDO PRESTES* • 17h09
Imagem principal
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou a quinta edição do Guia Prático de Classificação Indicativa.

Publicado em 15 de outubro, o guia tem como objetivo conscientizar as famílias brasileiras a prestarem atenção no tipo de conteúdo que suas crianças e adolescentes estão consumindo, protegendo-as de assuntos inadequados apresentados em produtos audiovisuais, espetáculos, e afins.  A íntegra.

De acordo com o MJSP, a publicação não tem caráter de censura e apenas orienta o responsável sobre a adequação da programação conforme a faixa etária.

NOVIDADES

Em sua quinta edição, o Guia Prático da Classificação Indicativa passa a analisar produtos digitais como aplicativos (apps) e jogos eletrônicos.

De forma inédita, aplicativos e inteligências artificiais (IAs) responsivas passam a ser classificados pelo nível de interatividade com o usuário.

Os critérios observados no ambiente digital são a interação para criação, compartilhamento, moderação ou resposta a conteúdos.

O guia também inclui uma nova faixa etária, recomendando conteúdos para crianças menores de 6 anos. Neste caso, será permitida a aplicação de critérios como “apresentação da tristeza de forma ponderada” e “linguagem de baixo teor ofensivo” na classificação.

Conheça os limites por faixa etária estabelecidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública:

Acesse aqui as publicações para audiovisual, aplicativos e rádio.

*Estagiário sob supervisão