Rede Brasileira de Teatro de Rua celebra retomada na Capital de MS
Movimento não se encontrava presencialmente desde a pandemia
20 NOV 2025 • POR ALY FREITAS | TERO QUEIROZ • 22h36
Durante a abertura do 24º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), na noite da 4ª feira (19.nov.25), no hall do Centro Cultura José Octávio Guizzo, em Campo Grande (MS), uma das articuladoras da rede, artista e professora Waneska Pimentel, destacou a importância do evento para o fortalecimento da cena nacional.
"É extremamente importante, porque é o 24º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua. A rede brasileira de teatro de rua, eu acho que é uma das maiores redes que existe no Brasil, de grupos e de trabalhadores, do teatro, principalmente desse teatro público, que é o teatro de rua", afirmou em entrevista exclusiva ao TeatrineTV.
Ela destacou o vácuo causado pela pandemia de Covid-19 no setor.
"A importância dessa retomada, principalmente depois da pandemia, que foi uma lacuna, inclusive a rua foi a última a voltar. Então, imagine isso tudo".
O encontro reúne representantes de 16 estados, considerados articuladores principais da rede em nível estadual.
Encontro reúne representantes do Teatro de Rua de diversas partes do país. Foto: Fernando PrestesWaneska descreveu a rede como um coletivo sem presidentes, organizado de forma colaborativa e engajada.
"A rede funciona como um grande coletivo, onde a gente não tem presidentes, a gente tem um coletivo que se articula. A cena do Mato Grosso do Sul é extremamente conhecida no Brasil inteiro".
Ela também reforçou o caráter público e democrático do teatro de rua.
"O teatro de rua é uma arte considerada pública. Todas as pessoas que nos assistem estão no mesmo lugar, da mesma forma, independente se você tem dinheiro ou não. O acesso é ilimitado. É a arte mais democrática que existe", concluiu.
Como mostramos mais cedo aqui, o diretor presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Eduardo Mendes, compareceu à abertura do Encontro e fez uma série de promessas ao Teatro, setor que sequer pode realizar a Mostra Boca de Cena em 2025 — a principal atividade da sociedade civil realizada anualmente pelos trabalhadores do setor.
CINCO DIAS DE RUA
O XXIV Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua será realizado em Campo Grande, de 19 a 23 de novembro, reunindo artistas, pesquisadoras, articuladores e gestoras e gestores culturais de diferentes regiões do país.
A iniciativa é organizada pela Rede Brasileira de Teatro de Rua em colaboração com grupos de Mato Grosso do Sul, entre eles Teatro Imaginário Maracangalha, Flor e Espinho, Teatral Grupo de Risco, Circo do Mato, Pisando Alto, Trupior Circo, Casulo e Clandestino.
