Com 2º filme da carreira, Cainã Siqueira leva Melhor Filme no Curta Campo Grande
Conheça o diretor que faturou o prêmio principal do festival de cinema
21 NOV 2025 • POR TERO QUEIROZ • 14h44
O curta-metragem Sebastian, dirigido por Cainã Siqueira, foi o grande vencedor do Festival Curta Campo Grande, realizado entre 11 e 15 de novembro na capital sul-mato-grossense. O filme, com duração de 13 minutos, é o 2º filme de ficção do cineasta e explora a tensão psicológica vivida por um caminhoneiro após um incidente misterioso na estrada.
Cainã é campo-grandense criado em periferias, fazendas e áreas centrais. Ele é diretor e roteirista.
De acordo com a produção, ele "tem contato com o audiovisual desde que se entende por gente, o cinema serviu como uma ferramenta para se expressar".
Seus primeiros trabalhos são documentais sendo: "Aldeinha: (Re) Existindo (2018)" e "Eu Temo Que Não Amanheça (2021)". Além do exitoso Sebastian, Cainão dirigiu o ficcional curta "404 (2024)".
Cainã Siqueira nas filmagens do curta-metragem 'Sebastian'. Foto: Bruno LindenbergPassada a euforia da conquista do prêmio, neste dia 21 de novembro, o diretor concedeu entrevista ao TeatrineTV. Ele iniciou a conversa, destacando a importância do reconhecimento ao seu primeiro filme de ficção na sua cidade natal:
"Sebastian foi um filme muito importante para mim. Foi minha primeira grande produção e envolveu diretamente mais de 30 pessoas, além de outras que contribuíram ao longo de três ou quatro anos de pesquisa até o projeto sair do papel. O set foi leve e organizado, e conseguimos concentrar as filmagens em poucas diárias, trabalhando da melhor forma possível", afirmou o diretor.
O curta acompanha Sebastian, um caminhoneiro autônomo de 40 anos, que vive em Campo Grande com a esposa. Após um acidente noturno, ele passa a experimentar alucinações e lapsos de memória, tornando difícil distinguir realidade e delírio. A narrativa concentra-se em sua luta interna e nos efeitos emocionais do incidente, explorando temas como culpa, trauma e fragilidade humana.
Sebastian é um caminhoneiro de 40 anos que começa a ter alucinações após um incidente.Foto: Bruno LindenbergO Festival Curta Campo Grande, para Cainã, é fundamental para a valorização do cinema regional e nacional.
"Ele aproxima o público do cinema nacional, internacional e regional e cria um espaço para que o que está sendo produzido no mundo chegue até aqui. Espero que venham muitas outras edições, cada vez maiores, e que o festival cresça a ponto de também acolher longas-metragens produzidos no estado", declarou.
Cainã Siqueira nas filmagens do curta-metragem 'Sebastian'. Foto: Bruno LindenbergCainã comentou sobre a recepção do público e a multiplicidade de interpretações possíveis para o filme.
"Acredito que sempre existam detalhes que passam despercebidos, assim como existem interpretações que o público percebe e que eu mesmo não havia notado. O filme ganha novas camadas quando encontra o olhar do público", avaliou.
Parte da equipe de Cainã Siqueira nas filmagens do curta-metragem 'Sebastian'. Foto: Bruno LindenbergSobre os próximos projetos, Cainã disse que trabalha há cerca de dois anos em um novo curta experimental e introspectivo, que deverá ser seu último antes do primeiro longa-metragem.
"Fazer um longa no Brasil é um grande desafio, mas estou confiante de que ele deve acontecer nos próximos anos", completou.
Uma das personagens do curta-metragem 'Sebastian', campeão pelo juri técnico do Festival Curta Campo Grande. Foto: Bruno LindenbergUma das parceiras principais do filme foi a distribuidora Cuura Filmes, liderada por Arthur Henrique Antunes. Ele ressaltou a importância do festival para a exibição e distribuição de produções locais.
"O Festival Curta Campo Grande é uma belíssima oportunidade para os realizadores locais terem seus filmes exibidos, ainda mais considerando o somatório de produção, distribuição e exibição como forma de amplificar o alcance de uma produção. Sebastian tem sido aplicado em diversas oportunidades, buscando que seja visto pelo maior público possível e reinvestido em novos projetos", afirmou Arthur.
O curta foi financiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secult da Prefeitura de Campo Grande, e contou com equipe e elenco locais.
FICHA TÉCNICA COMPLETA
ELENCO
- Aurélio Miranda Filho
- Livia Lopes
- Sabrina Lima
- Tero Queiroz
- Matheus Diésey
- Fernando Lopes Lima
DIREÇÃO E ROTEIRO
- Cainã Siqueira
ASSISTENTE DE DIREÇÃO
- Giovanna Gasparetto
PRODUTOR GERAL
- Pedro Melo
DIRETORA DE PRODUÇÃO
- Carine Ferrari
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
- Bruna Vidal
PRODUTOR EXECUTIVO
- Raylson Chaves
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO EXECUTIVA
- Geiciane Feitosa
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
- Pedro Melo
OPERADORES DE CÂMERA
- Endrews Feik
- João Paulo Lúcio
ASSISTENTE DE CÂMERA
- João Paulo Lúcio
SOM DIRETO
- Laura Cristina
- Thiago Cabrioti
DIREÇÃO DE ARTE
- Bruno Atra
FIGURINO
- Dayane Bento
MAQUIAGEM
Suellen Martines
GAFFER
- Gabriel Lima
- PC
- Luis Paulo
CAPA
- Isabê
FOTÓGRAFO STILL
- Bruno Lindenberg
MAKING OFF
- Bruna Motta
- Marcus Cezar
MONTAGEM E FINALIZAÇÃO
- Bruno Loiácono
- Cainã Siqueira
MIXAGEM DE SOM
- Bruno Loiácono
- Vitor Zan
COLOR GRADING
- Yan Loren
MOTION
- Pedro Coca
ASSESSORIA JURÍDICA
- Antunes
PRODUTORA
- Marsh Filmes
DISTRIBUIÇÃO
- Cura Filmes
AGRADECIMENTOS
- Transportadora Transportes Pinheirão
- Supermercado Gaúcho
- Galeria Itamarati
- Mariza Silva
- Sueli Jane Rondon Corrêa
- Beatriz Magalhães
- Giulia Alves
- Guilherme Garden
- Ana Lua
- Wemilli Araujo
- Arthur Henrique Antunes de Lima
- Gustavo Tonezi
- Rodomes de Assis Lima
- Marcos de Queiroz
- Ralfer Campagna
