Logo TeatrineTV

'SEBASTIAN'

Com 2º filme da carreira, Cainã Siqueira leva Melhor Filme no Curta Campo Grande

Conheça o diretor que faturou o prêmio principal do festival de cinema

21 NOV 2025 • POR TERO QUEIROZ • 14h44
Imagem principal
Cainã Siqueira nas filmagens do curta-metragem Sebastian em Campo Grande (MS). - Foto: Bruno Lindenberg 

O curta-metragem Sebastian, dirigido por Cainã Siqueira, foi o grande vencedor do Festival Curta Campo Grande, realizado entre 11 e 15 de novembro na capital sul-mato-grossense. O filme, com duração de 13 minutos, é o 2º filme de ficção do cineasta e explora a tensão psicológica vivida por um caminhoneiro após um incidente misterioso na estrada.

Cainã é campo-grandense criado em periferias, fazendas e áreas centrais. Ele é diretor e roteirista. 

De acordo com a produção, ele "tem contato com o audiovisual desde que se entende por gente, o cinema serviu como uma ferramenta para se expressar". 

Seus primeiros trabalhos são documentais sendo: "Aldeinha: (Re) Existindo (2018)" e "Eu Temo Que Não Amanheça (2021)". Além do exitoso Sebastian, Cainão dirigiu o ficcional curta "404 (2024)".

Cainã Siqueira nas filmagens do curta-metragem 'Sebastian'. Foto: Bruno Lindenberg Cainã Siqueira nas filmagens do curta-metragem 'Sebastian'. Foto: Bruno Lindenberg

Passada a euforia da conquista do prêmio, neste dia 21 de novembro, o diretor concedeu entrevista ao TeatrineTV. Ele iniciou a conversa, destacando a importância do reconhecimento ao seu primeiro filme de ficção na sua cidade natal: 

"Sebastian foi um filme muito importante para mim. Foi minha primeira grande produção e envolveu diretamente mais de 30 pessoas, além de outras que contribuíram ao longo de três ou quatro anos de pesquisa até o projeto sair do papel. O set foi leve e organizado, e conseguimos concentrar as filmagens em poucas diárias, trabalhando da melhor forma possível", afirmou o diretor.

O curta acompanha Sebastian, um caminhoneiro autônomo de 40 anos, que vive em Campo Grande com a esposa. Após um acidente noturno, ele passa a experimentar alucinações e lapsos de memória, tornando difícil distinguir realidade e delírio. A narrativa concentra-se em sua luta interna e nos efeitos emocionais do incidente, explorando temas como culpa, trauma e fragilidade humana.

Sebastian é um caminhoneiro de 40 anos que começa a ter alucinações após um incidente.Foto: Bruno Lindenberg Sebastian é um caminhoneiro de 40 anos que começa a ter alucinações após um incidente.Foto: Bruno Lindenberg

O Festival Curta Campo Grande, para Cainã, é fundamental para a valorização do cinema regional e nacional.

"Ele aproxima o público do cinema nacional, internacional e regional e cria um espaço para que o que está sendo produzido no mundo chegue até aqui. Espero que venham muitas outras edições, cada vez maiores, e que o festival cresça a ponto de também acolher longas-metragens produzidos no estado", declarou. 

Cainã Siqueira nas filmagens do curta-metragem 'Sebastian'. Foto: Bruno Lindenberg Cainã Siqueira nas filmagens do curta-metragem 'Sebastian'. Foto: Bruno Lindenberg

Cainã comentou sobre a recepção do público e a multiplicidade de interpretações possíveis para o filme.

"Acredito que sempre existam detalhes que passam despercebidos, assim como existem interpretações que o público percebe e que eu mesmo não havia notado. O filme ganha novas camadas quando encontra o olhar do público", avaliou.

Parte da equipe de Cainã Siqueira nas filmagens do curta-metragem 'Sebastian'. Foto: Bruno Lindenberg Parte da equipe de Cainã Siqueira nas filmagens do curta-metragem 'Sebastian'. Foto: Bruno Lindenberg

Sobre os próximos projetos, Cainã disse que trabalha há cerca de dois anos em um novo curta experimental e introspectivo, que deverá ser seu último antes do primeiro longa-metragem.

"Fazer um longa no Brasil é um grande desafio, mas estou confiante de que ele deve acontecer nos próximos anos", completou.

Uma das personagens do curta-metragem 'Sebastian', campeão pelo juri técnico do Festival Curta Campo Grande. Foto: Bruno Lindenberg Uma das personagens do curta-metragem 'Sebastian', campeão pelo juri técnico do Festival Curta Campo Grande. Foto: Bruno Lindenberg

Uma das parceiras principais do filme foi a distribuidora Cuura Filmes, liderada por Arthur Henrique Antunes. Ele ressaltou a importância do festival para a exibição e distribuição de produções locais.

"O Festival Curta Campo Grande é uma belíssima oportunidade para os realizadores locais terem seus filmes exibidos, ainda mais considerando o somatório de produção, distribuição e exibição como forma de amplificar o alcance de uma produção. Sebastian tem sido aplicado em diversas oportunidades, buscando que seja visto pelo maior público possível e reinvestido em novos projetos", afirmou Arthur. 

O curta foi financiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secult da Prefeitura de Campo Grande, e contou com equipe e elenco locais. 

@@NOTICIA_GALERIA@@

FICHA TÉCNICA COMPLETA 

ELENCO

DIREÇÃO E ROTEIRO

ASSISTENTE DE DIREÇÃO

PRODUTOR GERAL

DIRETORA DE PRODUÇÃO

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

PRODUTOR EXECUTIVO

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO EXECUTIVA

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

OPERADORES DE CÂMERA 

ASSISTENTE DE CÂMERA

SOM DIRETO

DIREÇÃO DE ARTE

FIGURINO

MAQUIAGEM

Suellen Martines

GAFFER

CAPA

FOTÓGRAFO STILL

MAKING OFF

MONTAGEM E FINALIZAÇÃO

MIXAGEM DE SOM

COLOR GRADING

MOTION

ASSESSORIA JURÍDICA

PRODUTORA

DISTRIBUIÇÃO

AGRADECIMENTOS