Logo TeatrineTV

CURTA IVINHEMA

Revitalizado, Cinelito reabre as portas com Mostra 'França berço do cinema'

Reforma conta com nova iluminação, sistema de som, reforma das poltronas, mobiliário atualizado, aquisição de equipamentos técnicos e manutenção completa do prédio

3 DEZ 2025 • POR FERNANDO PRESTES* • 16h33
Imagem principal
Alunos reunidos durante projeto do cinelito | Foto: Reprodução

O Cinelito, cinema da Fundação Nelito Câmara, localizado em Ivinhema (MS),  reabre suas portas após revitalização nos dias 27 e 28 de novembro com a realização da Mostra Curta Ivinhema - “França, o berço do cinema”.


Alunos e professores no cinema Cinelito | Foto: Reprodução Alunos e professores no cinema Cinelito | Foto: Reprodução

Ao mesmo tempo, pela terceira vez consecutiva, o Cinelito recebeu o Festival de Cinema Francês no Brasil 2025 – antiga Mostra Varilux –, consolidando a parceria da Fundação Nelito Câmara.

A mostra constituiu-se na agenda formativa e cultural da Fundação, reforçando o seu papel histórico na educação audiovisual da região. A programação reuniu em torno de 16 curtas-metragens em competição, produzidos por jovens das escolas Reynaldo Massi, Extensão Colégio Agrícola e Colégio Poeta Manoel de Barros.

Alunos assistindo a mostra no cinema Cinelito | Foto: ReproduçãoAlunos assistindo a mostra no cinema Cinelito | Foto: Reprodução

 Foram exibidos quatro longas-metragens franceses inéditos:

De acordo com a organização, a reforma foi viabilizada com 100 mil oriundos do edital da Lei Paulo Gustavo, realizado com recursos do Ministério da Cultura (MinC), do governo do Presidente Lula. Localmente os recursos do edital foram gerenciados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). A íntegra.

A reinauguração do Cinelito permitiu uma grande revitalização do espaço: nova iluminação, sistema de som, reforma das poltronas, mobiliário atualizado, aquisição de equipamentos técnicos e manutenção completa do prédio. A comemoração contou com um coquetel especial durante a noite de premiação dos curtas.

Nova faixada do Cinelito financiada pela Política Nacional Aldir BlancNova faixada do Cinelito financiada pela Política Nacional Aldir Blanc

Historicamente estruturado ao Festival de Cinema do Vale do Ivinhema (FESTIVALI) – O Projeto Curta Ivinhema, já finalista cinco vezes do prêmio Itaú-Unicef–, reafirma seu compromisso com a formação, a produção audiovisual escolar e a democratização do cinema. A mostra teve apoio cultural da Aliança Francesa de Campo Grande  nesta edição.

Alunos e professorem recebm certificado na Mostra Curta Ivinhema - “França, o berço do cinema” | Foto: Reprodução

Confira os premiados da Mostra Curta Ivinhema 2025

 Melhores Filmes: 

1º lugar – Justo para Quem 

2º lugar – Cicatrizes Invisíveis 

3º lugar – Localização Final 

Prêmios de Atuação: 

Ampliando oportunidades para novos talentos e reafirmando a missão da Fundação Nelito Câmara de promover arte, educação e transformação social por meio do cinema. A reinauguração do Cinelito celebra não apenas a renovação do espaço físico, mas também o fortalecimento da cultura audiovisual no Vale do Ivinhema.

ESTAGIÁRIO FERNANDO PRESTES SOB A SUPERVISÃO DO REDATOR TERO QUEIROZ*