Logo TeatrineTV

LPG

Documentário do MT estreia online e acessível ao público no Youtube

"O Menino da Sanfona" resgata memória cultural, com Libras, legendas e audiodescrição.

17 DEZ 2025 • POR FERNANDO PRESTES* • 18h37
Imagem principal
Natalino Alves de Souza durante gravação do filme "O Menino e a Sanfona" | Foto: Divulgação

O documentário “O Menino e a Sanfona” chega ao público em sua estreia online a partir do dia 20 de dezembro, às 19h, com exibição gratuita no Youtube, no canal oficial de Éden Costa.

A versão totalmente acessível, com Libras, legendas e audiodescrição, amplia o alcance da obra e reforça seu compromisso com a democratização da cultura e a preservação da memória de Poxoréu (MT).

Equipe de gravação do documentário | Foto: DivulgaçãoEquipe de gravação do documentário | Foto: Divulgação

Dirigido por Éden Costa, o documentário apresenta um retrato sensível da identidade poxorense ao resgatar a trajetória de Natalino Alves de Souza (in memoriam), nordestino que cruzou o país levando a sanfona como símbolo de resistência. A obra percorre a infância do músico na Bahia, sua chegada em Mato Grosso e o processo de crescimento em Poxoréu, onde sua música e sua presença deixaram marcas profundas na história cultural do município. 

Para o diretor Éden Costa, a obra é mais do que um simples documentário, “é um resgate necessário da contribuição dos nordestinos para a formação cultural de Poxoréu. Ao revisitar a trajetória de Natalino, revisitamos a história de tantas famílias que ajudaram a moldar nossos modos de viver, celebrar e produzir cultura”, declarou.

Mais do que uma narrativa biográfica, o filme amplia o olhar para a contribuição nordestina na construção da identidade local, apresentando histórias e conhecimento que ao longo do tempo foram desvalorizadas.

De acordo com o diretor, o filme também evidencia a ausência de políticas públicas específicas voltadas à preservação dos traços culturais fundamentais. “Quando não cuidamos das nossas raízes, abrimos espaço para o apagamento da memória — e isso empobrece toda a comunidade”, afirmou.

Cartaz do filme Cartaz do filme "O Menino e a Sanfona" | Foto: Divulgação

A partir de relatos, o documentário destaca a importância da preservação dessas raízes culturais e se afirma como registro histórico fundamental. 

As gravações do documentário “O Menino e a Sanfona” foram realizadas no dia 5 de abril de 2025 e ganharam ainda mais significado após o falecimento de Natalino em 5 de julho do mesmo ano. Com participações ativas nas filmagens e entregando todo o material para a montagem, sendo assim, ele deixa no filme sua última contribuição direta à cultura local, eternizando história, sua voz e sua sanfona.

Éden Costa disse que tem orgulho de afirmar que foi uma produção que une profissionais de Poxoréu e da região sudeste de Mato Grosso. “Demonstra a força da produção local e a importância do acesso aos fomentos culturais. O Menino e a Sanfona nasce da nossa realidade, honra nossa memória e reafirma a necessidade de preservar aquilo que nos forma”, informou.

SOBRE O FILME

“O Menino e a Sanfona” é uma produção da BenéBel Produções, com direção, roteiro e produção executiva de Éden Costa. A obra foi contemplada pelo Edital nº 014/2023 – Documentários Temáticos – Lei Paulo Gustavo, com fomento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL-MT), Governo de Mato Grosso, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

Lançamento no YouTube – Versão acessível completa
Data: 20 de dezembro de 2025
Horário: A partir das 19h
Plataforma: Canal oficial de Éden Costa no YouTube
Link: https://www.youtube.com/@edencostabrmtpox
Acessibilidade: Libras, Legendas e Audiodescrição

Classificação: Documentário | Produção audiovisual poxorense | Memória e identidade cultural

ESTAGIÁRIO FERNANDO PRESTES SOB A SUPERVISÃO DA REDATORA ALY FREITAS*