Logo TeatrineTV

83ª EDIÇÃO

Após 14 anos de indicações, Timothée Chalamet conquista seu 1º Globo de Ouro

Ator franco-americano foi reconhecido por sua performance em Marty Supreme

11 JAN 2026 • POR TERO QUEIROZ • 23h53
Imagem principal
Timothée Chalamet na 83ª edição anual do Globo de Ouro, realizada no Beverly Hilton em 11 de janeiro de 2026, em Beverly Hills, Califórnia.

Timothée Chalamet venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme – Musical ou Comédia por sua atuação em Marty Supreme. O prêmio foi anunciado durante a cerimônia do Golden Globes, realizada neste domingo (11.jan.2026), em Los Angeles.

No filme, Chalamet interpreta o protagonista Marty Mauser, um jovem ambicioso disposto a tudo para realizar seu sonho e provar ao mundo que nada é impossível. O longa foi lançado no Brasil em 8 de janeiro de 2026.

A vitória representa um reconhecimento importante na carreira do ator, que já havia recebido indicações anteriores ao Globo de Ouro e ao Oscar — este último, por Me Chame Pelo Seu Nome (2018), quando tinha apenas 22 anos. Na época, Chalamet não venceu, e ao longo de 14 anos acumulou diversas indicações por atuações, sem conquistar nenhuma estatueta. Neste domingo, ele quebrou essa barreira, conquistando seu primeiro Globo de Ouro aos 30 anos.

Com a vitória, o ator franco-americano entra numa seleta lista de astros que conquistaram a estatueta tão jovens. Os mais jovens a vencer o Globo de Ouro na história são:

Com 29 anos, Adrien Brody é o terceiro mais jovem a ganhar um Globo de Ouro, por O Pianista (2003). Logo atrás está Chalamet, que se junta a esse grupo restrito. Vale lembrar que Adrien Brody também se tornou, com esse filme, o mais jovem vencedor do Oscar de Melhor Ator na história.

O Globo de Ouro é concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood e é uma das principais premiações do cinema e da televisão, abrindo oficialmente o calendário anual de prêmios da indústria audiovisual.

Principais premiações de Timothée Chalamet