Logo TeatrineTV

AUDIOVISUAL

TransCine abre seleção para animações sul-mato-grossenses

Projeto busca obras com temáticas livres e ambientais para compor a programação do Dia Internacional da Animação

13 JAN 2026 • POR TERO QUEIROZ • 15h06
Imagem principal

Realizadores audiovisuais de Mato Grosso do Sul têm até o próximo dia 17 de janeiro para inscreverem suas obras na Mostra de Animação Regional MS 2026. A iniciativa é promovida pelo coletivo TransCine – Cinema em Trânsito e integra a programação local do Dia Internacional da Animação.

O projeto, financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recursos do Ministério da Cultura (MinC) do governo Lula e gerenciado localmente pela Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC) visa selecionar 10 curtas ou médias-metragens produzidos no estado. As obras escolhidas receberão uma remuneração de R$ 500,00 pela exibição.

CATEGORIAS E CRITÉRIOS

A curadoria dividirá a seleção em dois eixos temáticos: cinco filmes com foco em pautas ambientais e cinco de tema livre. Segundo a organização, o objetivo é democratizar o acesso e dar visibilidade à produção local. Podem participar tanto filmes independentes quanto aqueles já financiados por outros editais públicos.

Embora o edital permita a inscrição de múltiplas obras por proponente, apenas um filme por diretor será selecionado. A chamada é aberta tanto para veteranos quanto para estreantes no mercado audiovisual.

“Buscamos obras inovadoras e desbravadoras que ajudem a construir nossa identidade visual”, destaca o texto da chamada.

A organização ressalta ainda que a presença de recursos de acessibilidade, como legendas e audiodescrição, será considerada um diferencial importante durante o processo seletivo.

CONTRAPARTIDA

Além da exibição remunerada, os diretores selecionados deverão participar — de forma presencial ou online — de um debate com o público após as sessões.

O TransCine é responsável pela realização do Dia Internacional da Animação na capital desde 2022. Esta é a 2ª edição da Mostra de Animação Regional MS, que mantém o caráter de evento gratuito e aberto à população.

SERVIÇO