Logo TeatrineTV

TRANSCINE

Confira os filmes selecionados para a Mostra de Animação Regional MS 2026

São 10 animações sul-mato-grossenses: cinco com temática ambiental e cinco de tema livre

27 JAN 2026 • POR ALY FREITAS • 12h17
Imagem principal
Curupira o Herói da Mata | Divulgação

A TransCine – Cinema em Trânsito divulgou os filmes escolhidos para a Mostra de Animação Regional MS 2026, que integra a programação oficial do Dia Internacional da Animação (DIA), que acontece de 5 a 6 de fevereiro, no Teatro de Arena da Orla e no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande (MS).

Ao todo, dez animações sul-mato-grossenses foram selecionadas — cinco com temática ambiental e cinco de tema livre — e serão exibidas gratuitamente em espaços públicos de Campo Grande, ampliando o acesso da população ao cinema de animação regional.

Os filmes selecionados receberão o valor de R$ 500,00 pelas exibições, e seus diretores participarão de debates após as sessões.

Outros bichos | DivulgaçãoOutros bichos | Divulgação

Segundo a coordenadora do projeto, Mariana Sena, o processo curatorial levou em conta critérios como inovação estética, linguagem cinematográfica, relevância cultural e acessibilidade, revelando a diversidade e a força da animação produzida no estado.

Para a produtora executiva do projeto, Cátia Santos, “A exibição em espaços públicos fortalece toda a cadeia do audiovisual e ajuda a criar um ciclo contínuo de produção e fruição”, afirmou.

O projeto promove ainda, no dia 7 de fevereiro, uma oficina de animação no Núcleo Humanitário da Nhanhá, voltada para crianças a partir de 7 anos.

A realização é da TransCine – Cinema em Trânsito, com investimento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com execução da Prefeitura de Campo Grande, via Fundac.

+ Forte | Divulgação + Forte | Divulgação

CONFIRA OS FILMES SELECIONADOS:

+ Forte – direção de Ara Martins

A jornada de Lila – direção de Jorge de Barros

Carlos – direção de Suzana Nellis

Cinema, futebol e os visitantes – direção de Acir Alves

Cuidado com a Cuca – direção de Maria Luiza Staut e Liara Belmira

Curupira, o Herói da Mata – direção de Gustavo Santana

Entre o movimento e as linhas – direção de Gael Queiroz

O Bichano – direção de Luísa Costa

Outros bichos – direção de Tatiana Varela

Salvador Dalí – O pai do surrealismo – direção de Pedro Souza