Calendário oficial do Carnaval de Rua é lançado em Campo Grande
Músicas, blocos, e diversidade ocupam as ruas na abertura oficial da folia na capital
4 FEV 2026 • POR FERNANDO PRESTES* • 18h19
O Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua (ABC) lançou neste sábado (31.fev.26), no centro de Campo Grande, o calendário oficial do Carnaval de Rua 2026, reunindo representantes de 13 blocos e marcando o início simbólico da programação carnavalesca na capital.
O anúncio ocorreu no entorno do Bar do Zé, ao som de uma charanga, com instrumentos de sopro e percussão.
A atividade reuniu músicos, integrantes dos blocos e públicos que acompanharam a apresentação dentro e fora do bar, tradicional ponto de encontro do Carnaval de rua.
Carnaval de rua dos blocos participantes do ABC | Foto: DivulgaçãoA abertura foi conduzida pelo presidente do ABC Thallysson Perez, e por Silvana Valu, do Cordão Valu, que destacaram o caráter coletivo do Carnaval de rua. “Carnaval é coletivo, carnaval é urbano, carnaval tem que ser feito no centro e também nos bairros. O Carnaval de blocos de rua de Campo Grande tem seus lugares, seus pertencimentos, suas identidades e suas memórias. Estamos aqui para dizer que vamos ocupar os espaços, sim, e que essa festa é nossa, é de vocês, é de todo mundo. Começou o Carnaval!”, afirmou.
Representando os blocos mais recentes, Aly Ladislau, do Bloco Eita!, celebrou a entrada da agremiação no ABC após dois anos de atuação. “É uma realização e também uma consolidação do trabalho que a gente vem fazendo. A gente nasceu com a vontade de fazer Carnaval de rua, com charanga, música popular e diversão para a população”,disse. Para ele, a criação da associação foi decisiva para o fortalecimento do movimento. “A associação nasce da vontade de organizar, dialogar com o poder público e mostrar que o Carnaval movimenta cultura, lazer e também a economia da cidade. Isso fortalece todo mundo”, completou.
Blocos participantes do ABC no desfile 2026 | Foto: Divulgação O lançamento também contou com a participação do Bloco Nada Sobre Nós Sem Nós, formado por pessoas com deficiência. O presidente do bloco, Damião Zacarias Souza da Silva, explicou o significado do nome. “Representa a nossa luta e o nosso direito ao lazer. Mostra pra sociedade que a gente pode e deve estar junto, ocupando os espaços da festa”, revelou.
Criado em 2018, o bloco ainda é novidade para parte do público. “Muita gente pergunta como participar. A resposta é simples: é só chegar junto, respeitar o espaço de cada um e somar. A folia se forma com sorriso no rosto e alegria compartilhada”, destacou.
A diversidade musical do Carnaval de rua foi reforçada pela presença do Bloco de Reggae, representado por Diego Fernandes da Silva (Manciba). “Carnaval de capital é diversidade. O reggae traz mensagens de paz, amor, justiça e igualdade — coisas que a gente precisa muito”, afirmou. Segundo ele, o repertório do bloco busca ir além da festa. “São músicas que fazem as pessoas pensarem além da festa, se elevarem como seres humanos. Quem participa de um bloco de reggae sai mais feliz e com outra visão”, completou.
Bloco Cordão Valu no desfile 2026 | Foto: DivulgaçãoRepresentando os blocos que encerram a programação no Enterro dos Ossos, Rubens Cordeiro, fundador do Bloco Forrozeiros MS, ressaltou a importância da pluralidade rítmica. “Quando a associação foi criada, a gente já estava junto. Fazer parte do ABC é somar forças para fortalecer o Carnaval. O forró é cultura nacional, assim como o samba, e está aqui para ampliar e fortalecer essa festa”, disse. Segundo ele, o bloco consolidou o forró como parte da identidade carnavalesca da cidade. “Hoje o forró já virou tradição dentro do Carnaval de rua de Campo Grande. O Forrozeiros ocupa a Esplanada Ferroviária e mostra que o Carnaval pode ser diverso, dançante e acolher diferentes públicos”, afirmou.
Criado em 2024, o ABC – Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua, reúne atualmente 13 blocos e atua de forma coletiva na organização do Carnaval de rua de Campo Grande.
INTEGRAM A ASSOCIAÇÃO
- Cordão Valu
- Capivara Blasé
- Farofolia
- Farofa com Dendê
- Forrozeiros MS
- Ipa Lê Lê
- Bloco do Reggae
- Nada Sobre Nós Sem Nós
- Só Love
- Bloco As Depravadas
- Calcinha Molhada
- Subaquera
- Bloco Eita!
O Carnaval de Rua 2026, conta com o apoio parlamentar e tem como co-realizadores a Fundac, representando a Prefeitura Municipal de Campo Grande, e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, vinculada ao Governo do Estado. Recebendo apoio da senadora Soraya Thronicke, dos deputados federais Beto Pereira, Camila Jara e Vander Loubet, dos vereadores Luiza Ribeiro e Jean Ferreira.
CALENDÁRIO OFICIAL – CARNAVAL DE RUA 2026
7 de fevereiro
- Bloco As Depravadas – Bar do Zé, na Barão do Rio Branco, 1213, às 9 horas
- Bloco Calcinha Molhada – Praça Aquidauana, na rua Aquidauana, 28, às 16 horas
- Bloco Nada Sobre Nós Sem Nós – Arena do Horto Florestal– na avenida Fábio Zahran, 316, às 15 horas
8 de fevereiro
- Farofa com Dendê – Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 14 horas
13 de fevereiro
- Bloco do Reggae – Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 15 horas
- Bloco Farofolia – Esplanada Ferroviária, na Rua Doutor Temístocles, 103, às 16 horas
- Bloco Só Love – Esplanada Ferroviária, na Rua General Melo, 91, às 16 horas
14 de fevereiro
- Bloco do Reggae – Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 15 horas
- Cordão Valu – Esplanada Ferroviária, às 15 horas
- Bloco Ipa Lelê – Avenida Mato Grosso, 68, às 16 horas
15 de fevereiro
- Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, às 14 horas
16 de fevereiro
- Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, às 14 horas
- Bloco Ipa Lelê – Avenida Mato Grosso, 68, às 16 horas
- Bloco Subaquera – Rua Abdala Roderbourg, 692, na Vila Margarida, às 16 horas
17 de fevereiro
- Cordão Valu – Esplanada Ferroviária – 15 horas
21 de fevereiro
- Bloco Eita! – Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 14 horas
- Bloco Forrozeiros MS – Esplanada Ferroviária, na Rua Doutor Temístocles, às 17 horas
Mais informações: Daniel Lacraia - 6799220-5919
