Logo TeatrineTV

FESTA POPULAR

Pedro Kemp celebra bloco 'Nada Sobre Nós, Sem Nós' e cobra democratização de recursos

'Esse bloco é potente, maravilhoso e único', disse o deputado

9 FEV 2026 • POR TERO QUEIROZ • 16h12
Imagem principal
Deputado Pedro Kemp celebra Bloco Nada Sobre Nós, Sem Nós em Campo Grande. Foto: Tero Queiroz

Durante a festa do bloco de Carnaval de Rua, "Nada Sobre Nós Sem Nós", na noite do sábado (7.fev.26), na quadra do Parque Horto Florestal de Campo Grande (Parque Florestal Antônio de Albuquerque), o deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS), membro da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, avaliou o cenário atual da festa popular e a importância da acessibilidade nos espaços públicos.

Formado em 2018 pelo músico Damião Zacarias Souza da Silva, de 50 anos, o bloco teve início nos corredores do Instituto Florisvaldo Vargas (ISMAC), entidade que promove a adaptação de pessoas cegas ou com baixa visão na Capital sul-mato-grossense.

Em meio aos foliões na quadra, Kemp destacou o impacto e a singularidade cultural do bloco "Nada Sobre Nós Sem Nós".

"Esse bloco é potente, maravilhoso e único... O Carnaval é a maior festa popular do Brasil e ninguém pode ficar de fora. Este bloco garante que pessoas com deficiência exerçam seu direito à alegria e ao encontro com amigos", afirmou o parlamentar.

Para Kemp, a existência de blocos específicos é uma ferramenta de luta pela democratização e acessibilidade real nos eventos culturais do Estado.

O deputado aproveitou a ocasião para pontuar críticas à distribuição de verbas culturais em Mato Grosso do Sul. Segundo Kemp, embora o apoio ao Carnaval tenha crescido, ainda há uma disparidade nos investimentos.

"Precisamos democratizar o recurso, favorecendo grupos menores e atividades populares. O Estado não pode priorizar apenas os grandes shows sertanejos que já fazem sucesso e custam caro; é preciso olhar para a periferia e para quem está começando", defendeu.

Kemp relembrou o embate travado nos últimos anos para garantir a ocupação das ruas, especialmente na Esplanada Ferroviária. O deputado destacou que a consolidação do Carnaval de Rua exigiu intensas negociações com o Ministério Público, Polícia Militar e prefeitura.

"Enfrentamos muita resistência no passado. Foi uma luta grande para fazer o poder público entender que essa festa é um direito do povo e faz parte da cultura brasileira", comentou.

Entusiasta do Carnaval de rua, o deputado revelou que pretende percorrer diversos blocos ao longo da semana.

"Já é o terceiro que venho hoje. Costumo pular todas as noites na Esplanada. Estamos atentos e fiscalizando para que o recurso da cultura chegue, de fato, a todo mundo", concluiu.

Esse ano o Carnaval de Rua conta apenas com emendas parlamentares dos deputados federais Camila Jara e Beto Pereira. A Fundação de Cultura oferece a estrutura às apresentações.