Bloco marca o encerramento do Carnaval de Rua com charanga e trio elétrico
Eita desfila no dia 21 de fevereiro, a partir das 14h, no Monumento Maria Fumaça
10 FEV 2026 • POR FERNANDO PRESTES* • 15h51
O Bloco Eita realiza seu desfile no sábado (21.fev.26), a partir das 14h, no Monumento Maria Fumaça, em Campo Grande. A concentração acontece no encontro das avenidas Mato Grosso e Calógeras e marca o encerramento da temporada de Carnaval de Rua na Capital, com música brasileira e ocupação do espaço público.
Fundado em 2024, o bloco mantém a tradição de sair no chamado Enterro dos Ossos, após o período oficial da folia. Com o mote “Fevereiro o ano inteiro”, a proposta é estender o Carnaval para além do calendário, a partir da participação direta do público e do uso da rua como espaço coletivo.
Brincadeiras no Bloco | Foto: DivulgaçãoDe acordo com a produtora cultural e uma das fundadoras do Bloco Eita, Juliana Benitez, é um bloco que aproxima as pessoas para que se reconheçam também como construtoras da festa junto à equipe.
“É um bloco que entende a rua como espaço político, cultural e de encontro, onde as diferenças se cruzam e formam uma grande encruzilhada de corpos, sonoridades e histórias. Dialogamos com a música brasileira, com a diversidade e com a necessidade de ampliar as formas de viver o Carnaval de Rua em Campo Grande”, afirmou.
Segundo Juliana, em 2026, o Eita chega mais consistente dentro do caminho que vem construindo desde à sua criação, mas sem perder a leveza.
“O público pode esperar um bloco mais estruturado, com novas camadas artísticas, participações e surpresas, sempre priorizando a experiência coletiva e o contato direto com a música. É um Eita que cresce, amadurece e se fortalece, mantendo a rua como protagonista, como fio condutor dessa celebração, que também é memória, pertencimento e liberdade dos corpos”, completou.
Músico da equipe | Foto: DivulgaçãoUma das novidades desta edição é a saída do bloco em movimento, pela primeira vez no formato de trio elétrico. O trio se soma à charanga de sopros e percussão, característica do Eita, que tradicionalmente se mistura aos foliões durante o percurso. A referência vem de experiências como a Charanga do França, do Rio de Janeiro, que aposta na proximidade entre músicos e públicos.
A mudança de formato marca uma nova etapa do bloco, que passa a atuar de forma mais estruturada no Carnaval campo-grandense, mantendo a proposta de diversidade, ocupação do espaço público e contato direto com os foliões. A curadoria artística segue voltada à música brasileira, com participação de artistas locais e de fora do Estado, dialogando com diferentes públicos.
Esquenta do bloco | Foto: DivulgaçãoO line-up completo será divulgado nos próximos dias. A organização orienta que o público chegue cedo para acompanhar o bloco desde a concentração.
SERVIÇO
Bloco Eita 2026 - Fevereiro o ano inteiro
Data: 21 de fevereiro (sábado)
Hora: 14h
Local: Maria Fumaça - cruzamento das Avenidas Mato Grosso e Calógeras, Campo Grande (MS)
