Logo TeatrineTV

CARNAVAL 2026

Muito tietada, Silvana arrasta multidão ao celebrar 20 anos do Cordão Valu

Em cortejo histórico neste sábado (14), fundadora do bloco destacou a evolução do Carnaval de rua de Campo Grande de 'luta' a 'potência econômica' e reverenciou as raízes do samba ao lado do pai

15 FEV 2026 • POR TERO QUEIROZ • 01h08
Imagem principal
Silvana Valu arrasta multidão durante cortejo do Cordão Valu, celebrando 20 anos nas ruas da Capital sul-mato-grossense. Foto: Tero Queiroz

O cortejo do Cordão Valu, realizado na tarde do sábado (14.fev.26), percorreu o quadrilátero central rumo ao Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária, celebrando dos 20 anos da agremiação. No centro da movimentação estava Silvana Valu, fundadora e líder do bloco.

Tietada por uma multidão diversa, Silvana parava constantemente para fotos e abraços, recebendo o reconhecimento de quem viu o bloco nascer pequeno e hoje o vê arrastar milhares. Vista como ícone tanto aos foliões quanto outros fundadores de Blocos, Valu tornou-se, indiscutivelmente, ícone cultural sul-mato-grossense.

Durante o Cortejo, fãs aproveitavam para tietar Silvana Valu. Foto: Tero Queiroz Durante o Cortejo, fãs aproveitavam para tietar Silvana Valu. Foto: Tero Queiroz 

Em entrevista ao TeatrineTV logo após o Cortejo, próximo ao palco em frente ao Armazém Cultural, Silvana rememorou a trajetória de duas décadas, enfatizando que o crescimento da festa não foi linear, mas fruto de persistência.

"São 20 anos de Cordão Valu, 20 anos de luta, de resistência, de choro, de alegria, de festa, de amigos", declarou a fundadora.

Cordão Valu celebra 20 anos nas Ruas, como um dos pioneiros e mais resilientes Blocos Carnavalescos da Capital sul-mato-grossense. Foto: Tero Queiroz O Cordão Valu nasceu em 2 de dezembro de 2006, uma data que não por acaso coincide com o Dia Nacional do Samba. Fundado pelo casal Jefferson Contar e Silvana Valu. Foto: Tero Queiroz

Para ela, o legado do bloco vai além da música; está na ocupação do espaço público.

"É gente linda, criança brincando nas ruas de Campo Grande. O Cordão Valu resistiu nesses 20 anos, botou um bloco na rua e trouxe junto com ele todo esse outro movimento de vários blocos que foram surgindo na cidade", declarou. 

Vários standardes se uniram ao Cordão Valu no Cortejo de celebração de 20 anos do Bloco. Foto: Tero QueirozVários estandartes se uniram ao Cordão Valu no cortejo de celebração dos 20 anos do bloco. Foto: Tero Queiroz.

A fala de Silvana alinha-se ao cenário atual, onde o Carnaval de Rua de Campo Grande é reconhecido como Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul e soma 20 Blocos no Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua (ABC) de Campo Grande (MS), organização a qual Valu faz parte. A líder do cordão pontuou a mudança de postura do Executivo Municipal e Estadual ao longo dos anos.

"O poder público hoje entendeu que o Carnaval é uma potência", analisou Silvana, citando a realização conjunta com o Governo do Estado e o apoio da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar. "Vários órgãos e instituições hoje integram o Carnaval, não só como uma potência cultural, mas também econômica para nossa cidade". 

REVERÊNCIA ÀS RAÍZES

Silvana Valu chamou o pai, Edir Valu, ao palco como atração principal. Foto: Tero Queiroz.Silvana Valu chamou o pai, Edir Valu, ao palco como atração principal. Foto: Tero Queiroz.

Apesar da dimensão institucional e econômica que o evento tomou, a essência do Cordão Valu permanece familiar e reverente ao samba. Um dos momentos mais simbólicos no início da Festa na concentração em frente ao Armazém Cultural foi o momento em que Silvana chamou ao palco a sua maior referência para abrir oficialmente as atrações musicais.

"Ele, que esteve comigo desde o começo, que me incentiva, ele que é um artista da família... Meu pai, que me ensinou samba", anunciou emocionada, convidando Edir Valu para o início dos trabalhos. "Eu abro todos os anos a festa do Cordão com ele, porque ele merece", completou Silvana. 

Confira a cobertura fotográfica (na galeria abaixo) do Cortejo e início da festa do Cordão Valu em Campo Grande (MS): 

@@NOTICIA_GALERIA@@

PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA

Além do Cordão Valu, neste sábado, ocupou o entorno no Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviárias o Bloco do Reggae e o Bloco Ipa Lelê. 

No domingo (15.fev.26), a partir das 14h também na Esplanada Ferroviária será a ocupação do Bloco Capivara Blasé.