Novo espaço independente é inaugurado na Capital sem teatro público
Sarau teve música, cenas e filme sobre o legado de Beth Terras
19 JUL 2025 • POR TERO QUEIROZ • 18h24
Em um contexto de escassez de políticas públicas para a cultura e com o teatro municipal fechado há anos, a capital sul-mato-grossense testemunhou, no último domingo (13.jul.25), a inauguração de um novo espaço privado dedicado à formação e à criação cênica: a nova sede da ADOTE - Curso e Companhia de Teatro, localizada na Rua Dr. Bezerra de Menezes, no bairro Vila Planalto.
A abertura do espaço foi marcada por um sarau de recepção ao público, que contou com apresentações musicais e teatrais protagonizadas por artistas da própria companhia. A iniciativa foi acompanhada pela equipe da TeatrineTV, que documentou o evento para a estreia do quadro Procurando Sinal, que irá ao ar aos sábados, às 18h, nas redes da plataforma.
Fundada pela atriz e diretora Beth Terras, falecida em setembro de 2024, a ADOTE é uma das companhias teatrais mais atuantes da cidade. Durante a noite de inauguração, um filme documental foi exibido em homenagem à trajetória da fundadora, emocionando o público presente e destacando a importância de seu legado artístico.
A programação do evento começou com músicas interpretadas por Beatriz Bergler, Iago Arimura e Smaile, seguidas de cenas teatrais apresentadas por Kiohara, Lantieri Muniz, Diogo Adriani e Giovanna Zottino, todos integrantes do grupo. O evento foi produzido com apoio técnico de Yuri Azevedo (filmagem), Raphael Oliveira (som e luz), Daniel Smidtof e Evelyn Machado Soares (produção). O sarau contou ainda com apoio da Cervejaria Onze e Onze e do Dil Burger.
Durante o quadro Procurando Sinal, os entrevistados destacaram tanto a importância da ADOTE quanto a ausência de espaços públicos adequados para a produção teatral em Campo Grande. O ator Lantieri Muniz reforçou que o espaço foi conquistado com esforço próprio: "A Bete ocupou esse lugar na raça. Nunca pediu nada para governo ou prefeitura. Sempre foi no peito, na portaria, no borderô".
A atriz Giovanna Zottino, também professora na companhia, comentou sobre o compromisso da ADOTE em manter vivo o legado de Beth Terras: "Eu preciso contar a história da Beth, porque foi esquecida por muitos. Ela fez novela, trabalhou com Gianfrancesco Guarnieri, teve uma trajetória intensa. E hoje temos esse espaço com a nossa cara. Tenho certeza que ela está feliz lá de cima, aplaudindo e xingando como sempre".
Para o diretor e professor Daniel Smidt, a inauguração vai além da estrutura física. "A ADOTE é união. É muito gratificante ver esse espaço cheio de gente, reunindo alunos, artistas locais e regionais. Sem eles, nada disso seria possível".
A atriz Jurema de Castro, que prestigiou o evento, também destacou o aspecto afetivo da noite. "A Beth não teve filhos, mas deixou muitos adotados. Eles valorizam o que ela passou, reconhecem sua importância. Isso é muito bonito e raro".
Com aulas voltadas para atores e não-atores de todas as idades, a ADOTE passa agora a operar com sede própria e estrutura moderna. Em uma cidade que não dispõe de teatro público em funcionamento, a abertura do novo espaço é vista por seus idealizadores como um gesto de continuidade e resistência.
"O espaço pode até ser pequeno, mas representa um passo enorme para manter a arte viva em Campo Grande", completou Lantieri.
Confira, na galeria abaixo, um pouco de como foi a noite inaugural do novo espaço da ADOTE. (Clique nas imagens para melhor visualização. Fotos: Tero Queiroz)
SERVIÇO
- ADOTE Curso e Companhia de Teatro
- Rua Dr. Bezerra de Menezes, 933 Vila Planalto, Campo Grande MS
- Cursos presenciais para todas as idades.
- Instagram @