Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
COLETIVO DE ARTISTAS NEGROS

Após oficinas em Quilombos, Enegrecer anuncia exposição na Capital de MS

Ações marcam as festividades pelos 7 anos do Coletivo, que atua impulsionando as artes negras em Mato Grosso do Sul

Por TERO QUEIROZ • 06/10/2025 • 12:08
Imagem principal Artistas do Coletivo Enegrecer apresentam obras de arte para alunos da rede pública no Quilombo Boa Sorte, em Corguinho (MS). Foto: Cecília Hanna

O Coletivo Enegrecer — 1° Coletivo de Artistas Negros em Campo Grande (MS) — realiza no próximo dia 10 de outubro a exposição “Vivências Singulares – Nem tudo é tragédia”, às 19h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Capital sul-mato-grossense.

A ação, segundo a artista visual Érika Pedraza — fundadora do Coletivo atualmente formado por 14 artistas negros — marca as atividades de celebração dos 7 anos do Enegrecer, organização que tem como objetivo central promover a valorização da cultura negra, incentivando a produção artística e cultural que retrata a pluralidade e a riqueza das experiências negras. 

A exposição “Vivências Singulares” propõe uma reflexão sobre as múltiplas dimensões da vida negra, ressaltando que nem todas as narrativas são pautadas pela tragédia, mas também pela força, resistência e criatividade.

A abertura do evento contará com apresentações culturais de nomes representativos da cena artística local: o poeta Rafael Belo, Poeta Mapei, Broncks MC, Projetos Livres,  Preta Princesa e a cantora Pretah sobem ao palco com poesia, música e expressões culturais que enriquecem a experiência. O projeto teve apoio da casa de Cultura Holandês Voador.

AÇÕES NOS QUILOMBOS

Como mostramos aqui no TeatrineTV, o Coletivo Enegrecer tem promovido diversas atividades, incluindo oficinas por Quilombos no interior de MS.

O Enegrecer esteve na comunidade Boa Sorte, em Corguinho, no dia 15 de agosto, e em Águas de Miranda, em Bonito, no dia 20 de agosto. Em ambos os quilombos, atuou em escolas promovendo o estímulo às artes visuais protagonizadas por negros, ocasião em que foram oferecidas técnicas de artes visuais às crianças.

Ambas as atividades fazem parte do projeto Reafirmando Território, viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, no edital para Demais Áreas Culturais, com recursos de R$ 75 mil do Ministério da Cultura (MinC), gerenciados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) — a íntegra. O Coletivo conta ainda com apoio do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

A entrada é gratuita, mas recomenda-se que os interessados cheguem com antecedência para a retirada dos ingressos, devido à lotação do espaço.

Para mais informações e atualizações, acesse a conta no Coletivo Enegerecer nas sociais pelo Instagram @enegrecercoletivo.

SERVIÇO 

Exposição “Vivências Singulares – Nem tudo é tragédia”
Data: 10 de outubro de 2025
Horário: 19h
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo – Rua 26 de Agosto, 453, Centro, Campo Grande
Entrada gratuita


Google News

Tags: Broncks MC, Coletivo Enegrece, Érika Pedraza, Poeta Mapei, Pretah, Projetos Livres, Rafael Belo, Vivências Singulares

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao