A atriz Tauanne Gazoso inicia na próxima 2ª feira (20.out) a circulação do projeto “A Valsa em Lugares Esquecidos”, que levará a peça "Valsa nº 6", de Nelson Rodrigues a penitenciárias femininas de Campo Grande (MS).
Conforte a artista, o projeto se propõe a ser um ato político e poético, ao adentrar espaços considerados invisíveis. “A arte precisa ocupar todos os lugares e estar a serviço de todas as pessoas. O nosso papel como artistas é também buscar estratégias para levar o teatro a esses espaços e contribuir para a transformação social”, explicou Tauanne.
Além das apresentações, o projeto conta com mediações culturais que visam promover o diálogo e o compartilhamento de experiências entre a atriz e as internas.

Para o preparador corporal e produtor executivo do projeto, Halisson Nunes, a obra se destaca no Mato Grosso do Sul, estado com altos índices de feminicídio. “A peça ganha um sentido ainda mais urgente quando apresentada a mulheres privadas de liberdade, muitas delas atravessadas por uma sociedade machista e seus efeitos”, declarou.
Para ele, o projeto também será um marco no contexto penitenciário de Campo Grande. “Associamos os ‘lugares esquecidos’ justamente à ausência do teatro nesses espaços. Conversamos com a Agepen e confirmamos que ainda não houve nenhuma apresentação teatral nas penitenciárias femininas de Campo Grande. Por isso, nosso gesto é também um ato de pesquisa e resistência”, explicou Halisson.
PROGRAMAÇÃO
No Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande, a mediação cultural será conduzida por Halisson Nunes e Tauanne Gazoso na 2ª feira (20.out), com apresentação na 3ª feira (21.out).
Já no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, as mediações ocorrem na 4ª feira (22.out), seguidas de quatro apresentações na 5ª feira (23.out) e 6ª feira (24.out), voltadas exclusivamente às mulheres da penitenciária.

A PEÇA
Escrita em por Nelson Rodrigues em 1951, "Valsa nº6" continua atual ao tratar da violência de gênero. Sozinha em cena, Tauanne dá vida a Sônia, uma jovem que tenta reconstruir sua própria história em meio às lembranças e delírios provocados por um crime de feminicídio.
“Durante o espetáculo, Sônia vive a transição entre menina e mulher, enfrentando conflitos que reverberam profundamente nas mulheres e no público em geral”, explicou Tauanne.
FICHA TÉCNICA
Texto de Nelson Rodrigues
Direção e Atuação: Tauanne Gazoso
Design Gráfico: Eduardo Azevedo
Figurino: Ateliê da Sete
Fotógrafo: Lunar Fotografía
Iluminação: Luiz Sartomen
Pianista: Ana Ferreira Preparação Corporal
Produção Executiva: Halisson Nunes
Trilha Sonora: Ana Flávia de Melo
Assessoria de imprensa: Lucas Arruda e Aline Lira
O projeto “A Valsa em Lugares Esquecidos" foi viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal, via edital da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (Fundac).
Mais informações no Instagram @valsaemmovimento.