Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
RETOMADA RBTR

Campo Grande sedia 24º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua

Cerca de 60 representantes de diferentes regiões do Brasil integram debates e apresentações na Capital sul-mato-grossense

Por TERO QUEIROZ • 18/11/2025 • 15:57
Imagem principal O Grupo de Arte Popular A Pombagem participou do último encontro presencial da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), realizado pela Casa do Teatro de Rua da Bahia. / Foto: Reprodução/Facebook

O XXIV Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua será realizado em Campo Grande (MS), de 19 a 23 de novembro, reunindo artistas, pesquisadoras, articuladores e gestoras e gestores culturais de diferentes regiões do país.

A iniciativa é organizada pela Rede Brasileira de Teatro de Rua em colaboração com grupos de Mato Grosso do Sul, entre eles Teatro Imaginário Maracangalha, Flor e Espinho, Teatral Grupo de Risco, Circo do Mato, Pisando Alto, Trupior Circo, Casulo e Clandestino.

A integrante do TGR, Fernanda Kunzler, disse que o convite à ação é aberto para o público em geral, mas a um público específico: "Em especial à classe artística... Por conta dos debates, mas é aberto pra geral", definiu.

Fran Corona, artista integrante do Teatro Imaginário Maracangalha, reforçou o convite aos artistas de rua. "O Encontro é para quem trabalha com artes cênicas na rua, teatro, circo... É aberto às pessoas que querem participar. A gente discute as políticas voltadas para o setor, discute a estética", explicou.

Desde a pandemia de Covid-19, a Rede Brasileira de Teatro de Rua não realizava encontros presenciais. "Tem essa grande expectativa de voltar a se encontrar presencialmente e voltar a se articular", disse Fran.

Ainda conforme a integrante do Maracangalha, editais voltados para o setor acabaram sendo excluídos ao longo da pandemia. "É retomar a discussão a respeito das políticas voltadas para o setor que têm essa pesquisa voltada para a rua. Esses editais que tiveram que ser excluídos não podiam acontecer. E aí, desde que voltaram as atividades culturais, sentimos que as políticas públicas para o setor não voltaram, como o Arte na Rua, e a gente já precisava de ampliação na época, e o pouco que tinham não retornou", prospectou, completando que o objetivo é conseguir, com o Encontro, estratégias para a cobrança de retomada do setor.

O encontro conta com apoio institucional de órgãos federais, estaduais e municipais, incluindo Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), Ministério da Cultura (MinC), Fundação de Cultura de MS (FCMS), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESCC), Rede de Economia Solidária MS, Comitê de Cultura de Mato Grosso do Sul (CCMS) e do mandato da vereadora Luiza Ribeiro.

Criada em 2007, a Rede Brasileira de Teatro de Rua se tornou um espaço de articulação horizontal, dedicado à defesa das artes públicas e ao uso democrático dos espaços urbanos para criação e convivência.

O encontro anual, realizado de forma itinerante, é o principal momento de deliberação da RBTR.

Neste ano, cerca de 60 representantes participarão de debates, plenárias, vivências e apresentações que refletem a diversidade das práticas do teatro de rua no Brasil.

Entre os temas previstos estão o panorama nacional do teatro de rua, a formulação de políticas para as artes públicas e a discussão de propostas para um programa de fomento específico para o setor.

As atividades serão concentradas no Centro Cultural José Otávio Guizzo, com apresentações abertas na Calçada Bia Marques.

PROGRAMAÇÃO

19/11 – Abertura

  • 19h – Cerimônia oficial e recepção aos participantes.

20/11 – Conjuntura e políticas públicas

  • 08h – Roda de conversa sobre a situação do teatro de rua no país.
  • 14h – Debate sobre políticas culturais.
  • 18h – Espetáculo “Fuzarca”, Trupior (MS), na Calçada Bia Marques.

21/11 – Grupos de trabalho e vivências

  • 08h – Reuniões de GTs de Política, Pesquisa e Colaboração.
  • 14h – Roda de Mulheres da RBTR.
  • 17h – Espetáculo “Leno Quer Nascer Flor” (PR), na Praça Ari Coelho.
  • 18h – Espetáculo “Estorvo”, Grupo Clandestino (MS), na Calçada Bia Marques.

22/11 – Plenária e Carta de Campo Grande

  • 08h às 17h – Plenária final e elaboração da Carta do Encontro.
  • 18h – Espetáculo “Turma em Cena – 25 anos” (RJ), seguido de cortejo e leitura pública da Carta.

23/11 – Encerramento

  • 08h – Avaliação e encaminhamentos para o próximo encontro.
  • 11h – Espetáculo “As Pelejas de Aruna na Folia das Sete Estrelas” (SP), na Calçada Bia Marques.

SERVIÇO

  • XXIV Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR;
  • 19 a 23 de novembro de 2025;
  • Centro Cultural José Otávio Guizzo e Calçada Bia Marques – Campo Grande (MS);
  • Programação gratuita e aberta ao público.

Google News

Tags: artes públicas, Calçada Bia Marques, Centro Cultural José Otávio Guizzo, Circo do Mato, Ministério da Cultura, Políticas Culturais, RBTR 2025, teatro de rua Campo Grande, Teatro Imaginário Maracangalha, XXIV Encontro da Rede Brasileira

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao