O Coletivo Produza Projeções começou a celebrar seus 10 anos de história neste domingo (24.ago.25) com o espetáculo-manifesto Viva Rua, no Palco Sol do 24º Festival de Inverno de Bonito.
A apresentação reuniu artistas do coletivo e convidados de outros estados com dança, música, grafite, fotografia e vídeo, em uma homenagem à cultura hip-hop e às ruas do Mato Grosso do Sul.
"A gente está dando o pontapé inicial das comemorações da Produza, que ao longo de 10 anos realizou ações em diversos contextos sempre focadas na expansão do hip-hop. Hoje conseguimos reunir os quatro elementos — B-boy, DJ, MC e grafiteiro — somados à fotografia e ao vídeo. Essa junção, feita em parceria, resultou em um show coletivo", disse Cleverson de Oliveira, o Buguinha, fundador da Produza.

O espetáculo apresentou um mosaico de ritmos e movimentos, com apresentações de B-boys e B-girls, performances de DJs e MCs, intervenções de graffitti e projeções de registros históricos do coletivo.
Miliano, rapper parceiro de longa data da Produza, ressaltou a importância do coletivo na cena local e a potência do encontro no palco:
"O trabalho que o Buguinha faz é maravilhoso aqui no estado. Eu até brincava que, se você faz rap aqui e não tem um clipe com o Buguinha, você tá fazendo errado. Lá no começo da caminhada ele fez o clipe de graça pra nós, tá ligado? Sempre fortaleceu muito. Hoje conseguimos colocar os quatro elementos no palco, com imagens do skate contando a história. Foi uma celebração de um coletivo potente, porque a Produza é importante, mano", declarou o rapper.

Impedidos de se apresentar em outro palco devido a um conflito na programação, Valle MC, do Paraná e Tonhão, do Ceará, tiveram a oportunidade de rimar graças a Miliano, que cedeu parte de seu show.
"Grato ao Miliano por ter cedido o espaço do show dele pra gente mostrar nosso trabalho, porque o que ele fez poucas pessoas fariam, tá ligado? Rimando no palco matei minha fome de rima e ainda tive a troca com a Valle, que é uma competidora excepcional, de muito talento e carisma", declarou o cearense MC Tonhão.
"Apresentar aqui foi incrível. Eu gosto muito da nossa representatividade para as crianças e adolescentes. Mostrar pros pais que o hip-hop é uma cultura, um ambiente familiar e seguro, e que através dele podemos aprender e querer buscar mais conhecimento. As pessoas me assistindo e depois vindo falar comigo, sendo hip-hop, é o mais importante para mim", concluiu Valle MC, de 14 anos.

Os próximos passos dos 10 anos da Produza incluem três ações em Campo Grande, com exposições de fotografia e vídeo, apresentações no Ziriguidum voltadas para crianças, e a festa de encerramento no Degrau Estúdio, reunindo artistas nacionais para celebrar a trajetória de uma década dedicada à cultura hip-hop.
Para acompanhar os trabalhos do coletivo, acesse o canal no YouTube Produza Projeções e as redes sociais: Instagram @produzaprojeções e Facebook Produza Filmes.