Teve início nesta 3ª feira, 20 de maio, o Teatro Goiânia a terceira edição do festival “O Sentir Delas”, que objetiva promover e celebrar o protagonismo feminino nas artes goianas.
O festival tem entrada gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Ação artístico-cultural segue ocorrendo até a 4ª feira, 21 de maio, tem em sua programação shows, performances, rodas de conversa, exposições e uma feira cultural, todas realizadas por mulheres.
Segundo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) estão envolvidas cerca de 60 artistas goianas desde a curadoria até a execução de todas as etapas do evento.
A realização é da Cereja do Cerrado Produções, que recebeu R$ 159.998,4 de apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, e da Secult. A íntegra.
Idealizadora do festival, Rainy Ághata, que também se apresenta no evento, destacou a importância do protagonismo das mulheres no evento. “O ‘O Sentir Delas’ é uma celebração da mulher na arte. O festival envolve mais de 60 mulheres, que estão à frente de todas as áreas do evento, incluindo a cenografia, curadoria, iluminação, produção e as apresentações artísticas. O objetivo é dar espaço e visibilidade para as mulheres na cena cultural de Goiás, promovendo a representatividade e o reconhecimento do trabalho feminino nas artes”, explicou Ághata.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

O palco do Teatro Goiânia será ocupado por grandes nomes da música goiana, como Alidi, B Flora, Moura Couto, Conceição de Mariana, Maduli, Lady Cali, Delírio, Isadora Pinheiro, Fabiana Zago, Cristiane Couto, Rainy Ághata, Regina Jardim, além das DJs Dudax e Gabi Matos. Todas as apresentações serão acompanhadas pela banda oficial do evento, formada por Isis Krisna, Ingrid Lobo, Brenda Silva, Letícia Romano, Rayssa Almeida e Kesyde Sheilla.
O festival também contará com performances cênicas de Thaíse Monteiro, Karla Mendes, Anna Behatriz Azevedo e Alinne Vieira. As rodas de conversa, que acontecerão em ambos os dias, serão momentos de reflexão e diálogo. O tema do primeiro dia será “Canto, corpo e território: a arte como ferramenta de existência e resistência”, e o segundo dia terá como tema “Entre o Sagrado e o Palco: A Criação Artística A Partir Do Ser Mulher Goiana”, ambas mediadas pela apresentadora Fernanda Andrade.
ECONOMIA CRIATIVA
Além das apresentações e rodas de conversa, o festival promove uma feira cultural com exposições de artesanato, arte visual e produtos criativos. Entre as expositoras estarão Nanã Souvenirs, com canecas e presentes; Tati Leão, com bolsas e acessórios; Balaio das Artes, com bijuterias artesanais; Leve & Calmo e Natureza & Vida, oferecendo chás, essências e incensos naturais; Nijinga Moda Afro, com roupas; Lavínia Mendes, com livros; Velvê Estúdio, com velas e aromas; e Gabi Doces, com brigadeiros gourmet. A feira reforça a força da economia criativa local, além de valorizar os produtos feitos por mulheres empreendedoras.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA - FESTIVAL “O SENTIR DELAS” - 3ª EDIÇÃO
Terça-feira (20 de maio)
-
18h30 - DJ Dudax
-
19h05 - Abertura
-
19h15 - Roda de conversa: “Canto, corpo e território: a arte como ferramenta de existência e resistência”
-
19h45 - Alidi
-
20h00 - Karla Mendes
-
20h10 - Isadora Pinheiro
-
20h25 - Delírio
-
20h40 - Conceição de Mariana
-
20h55 - Anna Behatriz Azevedo
-
21h10 - Lady Cali
-
21h25 - Cristiane Couto
-
21h40 - Trio de cantoras
-
21h55 - Todas cantam
Quarta-feira (21 de maio)
-
18h30 - DJ Gabi Matos
-
19h05 - Abertura
-
19h15 - Roda de conversa: “Entre o Sagrado e o Palco: A Criação Artística A Partir Do Ser Mulher Goiana”
-
19h45 - Maduli
-
20h00 - Fabiana Zago
-
20h10 - Thaíse Monteiro
-
20h25 - B Flora
-
20h40 - Regina Jardim
-
20h55 - Alinne Vieira
-
21h10 - Moura Couto
-
21h25 - Rainy Ághata
-
21h40 - Quarteto de cantoras
-
21h55 - Todas cantam