
Começa nesta semana a 2ª Mostra Campo Grande de Teatro de Bonecos, com atividades abertas ao público em diversos bairros da capital.
A programação inclui espetáculos, oficina de manipulação, desfile e exposição de bonecos, todos com entrada gratuita.
O projeto é viabilizado com R$ 100 mil conquistado por meio do FOMTEATRO, edital agora gerenciado pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac), mas que foi lançado pela antiga Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), extinta pela prefeita Adriane Lopes (PP). A íntegra.
A primeira atividade acontece na 6ª feira (18.jul.25), com uma oficina gratuita de manipulação de bonecos no Espaço Teatral Grupo de Risco.
Serão 20 vagas abertas ao público, com foco na relação entre o manipulador e o boneco, além de ritmo, escuta e linguagem não verbal. As inscrições devem ser feitas por esse link AQUI.
No sábado (19.jul.25), às 16h, o Teatro Prosa, no Sesc Horto, recebe o espetáculo Fábulas, do grupo paulista Mevitevendo.
A peça apresenta contos clássicos protagonizados por animais, como “A Cigarra e a Formiga” e “O Velho, o Burro e o Menino”.
No domingo (20.jul.25), às 9h, a Feira Bosque da Paz recebe um desfile de bonecos seguido da peça Navegantes, do grupo sul-mato-grossense Deslimites.
A história acompanha um peixinho pantaneiro em uma jornada até o mar, onde enfrenta questões ambientais contemporâneas.
Os grupos participantes também apresentam outras montagens, como Dona Arara Vai Casar, Piraputanga e Manual de Barro.
Além dos teatros e feiras, a mostra terá apresentações em escolas rurais, distritos e praças públicas até o dia 15 de agosto.
O objetivo do projeto é democratizar o acesso ao teatro de bonecos e promover experiências educativas e artísticas à população. "Queremos levar a arte para onde ela raramente chega, e isso inclui crianças que talvez nunca tenham visto um boneco em cena", afirmou Lu Bigatão Rios, uma das diretoras do projeto.
A programação soma dez apresentações de cinco espetáculos, com diversas técnicas de manipulação e temas voltados ao público infantojuvenil.
Além das peças, o público poderá visitar a exposição de bonecos que será inaugurada no dia 15 de agosto, no Grupo de Risco.
Segundo a organização, a mostra pretende estimular o olhar sensível, a imaginação e a valorização da cultura popular.
A reserva de ingressos para os espetáculos pode ser feita pelo Sympla do Sesc Cultura MS, que pode ser acessado AQUI.