Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
DIA DO PALHAÇO

Mostra Pantalhaç@s "faz o que quase nenhuma outra no país faz", diz palhaça catarinense

Ação artístico-cultural ressalta palhaçaria feminina com reflexão sobre violência contra a mulher

Por FERNANDO PRESTES* | TERO QUEIROZ • 15/12/2025 • 19:09
Imagem principal Paljaça Vanderleia durante encerramento da mostra Pantalhaç@s que aconteceu no dia 10 de dezembro | Foto: Tero Queiroz

Durante o encerramento da Pantalhaços - Mostra de Palhaç@s do Pantanal, na noite de 4ª feira (10.dez.25), no SESC Teatro Prosa, em Campo Grande (MS), a palhaça Vanderleia Will, citou a ação artístico-cultural como única no país.

Mostra "Desajustada" | Foto: Tero Queiro

“Dediquei alguns dias aqui, fiquei bastante, porque essa mostra, ela tem um espírito muito interessante que poucos festivais estão fazendo. Isso está se acabando, que é a arte de compartilhar, de você conviver com os colegas, com os seus pares, com as pessoas que também vivem da arte da palhaçaria. A Pantalhaç@s faz o que quase nenhuma outra mostra faz no país”, declarou.

Palhaça Vanderleia durante apresentação. | Foto: Tero QueirozPalhaça Vanderleia durante apresentação. | Foto: Tero Queiroz

Integrante da CIA Pé de Vento de Florianópolis (SC), Vanderleia apresentou o espetáculo “Desajustada”, em que denuncia violências contra os corpos femininos. 

“Fiquei muito honrada de fazer o encerramento, de poder estar aqui e compartilhar a minha experiência da palhaçaria feminina com essa pegada agora, que é olhar um pouco mais sobre a mulher, a gente pensar mais na mulher, valorizar a mulher, tentar ajudar, né? A população através do riso, um riso crítico que faça pensar sobre as violências dos nossos corpos".

Mostra Desajustada na noite de encerramento | Foto: Tero QueirozMostra Desajustada na noite de encerramento | Foto: Tero Queiroz

Vanderleia disse que fazer o encerramento da mostra no dia do palhaço foi muito significante para ela.

 “É interessante a gente perceber que a arte é universal, ela é enorme, ela tem várias possibilidades para nós também vermos que é possível fazer outras formas de palhaçaria, palhaçaria feminina, palhaçaria não feminina com fala e sem fala”, opinou.

Ela revelou também que assistir aos espetáculos foi muito impactante, incluindo a experiência de jantar, almoçar, falar de trabalho, de mercado de trabalho. 

“Então, é um momento de partilha. Isso é legal, porque cada um tá sozinho no seu mundo, na sua cidade, vivendo do seu corre, correndo atrás da sua vida. Então, participar de uma mostra assim é muito importante.

Palhaça Vanderleia após sua apresentação | Foto: Tero QueirozPalhaça Vanderleia após sua apresentação | Foto: Tero Queiroz

A reportagem questionou a opinião de Vanderleia sobre os números alarmantes de feminicídio em MS. “Espetáculos assim, ajudam a mulher a se olhar, se perceber, a valorizar, a que ela se sinta segura, que ela busque apoio, busque ajuda, que ela precise sair desse lugar que oprime ela. Por que existe tanto feminicídio hoje no Brasil? Então, é um espetáculo que me faz pensar e fiquei muito feliz”.

Ela relatou que em sua cidade também tem um índice alto de violência contra a mulher. "Eu constatei que um homem mantinha uma mulher em cárcere privado, uma vizinha. Eu denunciei. Então vir a Mato Grosso do Sul, a gente sabe que aqui também a violência é bem significante, é uma forma da gente colaborar para que isso possa diminuir.

Dia do encerramento da mostra com apresentação de Vanderleia | Foto: Tero QueirozDia do encerramento da mostra com apresentação de Vanderleia | Foto: Tero Queiroz

Segundo Vanderleia, o propósito do espetáculo é conscientizar os homens e as mulheres, pois muita mulher está presa e nem sabe que está. “Ela tem possibilidade de sair, mas ela não consegue. Porque ela se sente fragilizada. Então, a saúde mental da mulher é muito importante para a gente fortalecer”. 

ESTAGIÁRIO FERNANDO PRESTES SOB A SUPERVISÃO DO REDATOR TERO QUEIROZ*


Google News

Tags: artístico-cultural, CIA Pé de Vento de, Desajustada, espetáculo, feminicídio, MOSTRA DE PALHAÇ@S DO PANTANAL, pantalhaços, Sesc Teatro Prosa, Vanderleia Will

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao