A 2ª edição do Festival "O Canto Delas" terá início na 3ª feira (4.jul.23) e ocorre ao longo de 5 semanas, todas às terças-feiras, a partir das 20h, no Blues Bar, em Campo Grande (MS). A entrada é gratuita.
Conforme a organização, a programação contará com apresentações de 15 mulheres, com três atrações a cada noite. Nesta terça, os shows serão de Ariadne, Nath Barros e Dany Cristinne.
O festival terá artistas de diversos estilos, que devem percorrer as sonoridades do Rock, Pop, MPB, Hip Hop, Jazz, Reggae, Samba e outros.
O músico e idealizador do projeto, Jerry Espíndola, celebrou a possibilidade de estar realizando a 2ª edição de maneira presencial, já que a primeira, em 2021, foi virtual em razão da Covid-19. “Ver todas essas mulheres no palco é sinônimo de potência e de muito mais qualidade para os shows. Para quem viu 12 artistas diferentes na primeira edição pela telinha, vai ser bem mais prazeroso, agora, ver os shows presencialmente... Vai ser novidade para a gente e para o público”, anotou.
Ainda de acordo com Jerry, os shows terão duração de 50 minutos cada. O repertório do festival é totalmente livre, com a presença de músicas autorais e haverá releituras, inclusive de compositores regionais.
O projeto “O Canto Delas” recebeu, em 19 de junho de 2023, o repasse de R$ 99,8 mil do Fundo de Investimentos Culturais (FMIC), do projeto aprovado no edital de 2021 lançado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur). Eis a íntegra. O festival conta ainda com o apoio da Engepar.
Os shows serão filmados e disponibilizados no Youtube, no canal que leva o nome do projeto. No canal, também é possível asssistir as apresentações da 1ª edição do festival.
TRIO DA 3ª FEIRA
Ariadne parabenizou o projeto, apontando que a ação cultural altera o cenário musical sul-mato-grossense. “Porque, infelizmente, o nosso estado ainda é bem segregador em termos de oportunidades não só para as mulheres como para as outras ‘minorias’. E, ter um artista que é referência aqui do MS [Jerry] com esse olhar que contempla mulheres, cantoras, certamente faz uma diferença positiva na nossa vida pessoal e artística”, avaliou Ariadne.
Nath Barros apostou que o festival também promove a oportunidade do encontro de estilos musicais. “O Canto Delas deixa em evidência artistas com histórias fortes que contribuem para a música do Mato Grosso do Sul e, acredito que o festival vem como ponto de encontro em uma união de diferentes artistas, com diferentes estilos e, com certeza, só tem de agregar para o cenário cultural e mostrar ao público o que há de mais atual na nossa cena musical”, disse.
Danny Cristinne também apontou que o festival promove a chegada de mais mulheres aos palcos. “Em termos de protagonismo, o nosso estado ainda está aquém do ideal para nós, mulheres, e digo de uma maneira geral, em todas as áreas. Na música, o festival vem com uma grande importância porque, no MS, ainda vemos poucas mulheres nas grades de bares e festivais. Acredito que o festival também vem para propor essa reflexão, abrir a mente das pessoas, e apontar a riqueza de mulheres, artistas, com música autoral, com talento e, O Canto Delas, vai possibilitar essa proximidade com diferentes públicos”.
PROGRAMAÇÃO
Na 3ª feira (11.jul.23), será a vez das apresentações de:
- Jacqueline Costa, Pretah e Beca Rodrigues.
Já na 3ª feira (18.jul.23), se apresentam:
- Marcela Mar, Namaria e Lauren Cury.
Na penúltima 3ª feira (25.jul.23), se apresentam:
- Gabi Barros, Mel Dias e Caramuja
Na 3ª feira (1º.ago.23), no encerramento do festival, se apresentam:
- Karô Castanha, Llez e SoulRa.
SERVIÇO
O Festival “O Canto Delas” será realizado todas as terças-feiras, de 4 de julho a 1º de agosto, a partir das 20h, no Blues Bar, na Rua 15 de novembro n.º 1186, no Centro de Campo Grande. Mais informações sobre o festival, acesse o Instagram e Facebook (@ocantodelasfestival).