Alunos do projeto Compondo Talentos apresentam, às 19h da 6ª feira (19.dez.25), no Teatro Dom Bosco, em Campo Grande (MS).
De acordo com os idealizadores, "o show marcará a conclusão de um ciclo de oficinas de formação musical oferecidas em bairros periféricos da Capital sul-mato-grossense".
A entrada é franca e a classificação é livre.
Voltada para crianças, jovens e adultos, as oficinas atingiu bairros diferentes regiões da capital sul-mato-grossense.
A apresentação final reunirá os resultados práticos das aulas de técnica vocal, percussão, cordas e sopros.
Alice Talisie, uma das alunas, registrou em carta, a percepção sobre a própria evolução técnica, mencionando a identificação de sua tessitura vocal e o controle do timbre. Leia a carta escrita pela aluna:

O trabalho de voz foi conduzido no Estúdio Gabriel Guizado. Para o professor responsável, que dá nome ao estúdio, o foco das aulas ultrapassou a técnica pura.
“São muitos talentos e muitas histórias que se revelam quando a voz encontra sua liberdade. O projeto proporcionou espaço para que cada aluno descobrisse seu próprio som – e mais do que isso: sua identidade sonora e emocional".
Além do canto, o projeto atuou na formação instrumental. A percussão foi trabalhada em polos como o Instituto Guataverá e nos projetos Livres e Bojomalê.
Chico Simão, educador responsável por esses núcleos, avaliou o impacto da prática em grupo nos bairros atendidos.
“A música é uma ferramenta poderosa para transformar ambientes e pessoas. Participar do Compondo Talentos foi uma oportunidade única de ver isso acontecer na prática. O projeto criou pontes reais para que esses grupos continuem existindo, sonhando, se apresentando".
Na vertente de cordas, a Orquestra de Violoncelos de MS integrou a programação. O professor Marcelo Chefão ressaltou a consistência do aprendizado e a função social da prática em conjunto.
“Foi um processo consistente de aprendizado. A prática coletiva ajudou não só na técnica, mas também na integração e nas relações humanas. Foram momentos com muito envolvimento. A música promoveu alegria, amizade e contentamento. A expectativa é alta para o concerto, eles estão prontos para dar o seu melhor".
O Instituto Mirim também participará da apresentação final com uma banda formada por instrumentos de sopro e percussão. O professor Jorge Geraldo ressaltou a importância da iniciativa para o cenário local.
“O Compondo Talentos contribui de forma muito importante para a formação musical em Campo Grande. A apresentação desta sexta será um marco. Um trabalho construído com dedicação e sensibilidade".
O projeto é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural Cerrado Central. A ação conta com financiamento do Ministério da Cultura (MinC), no governo do presidente Lula, e apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O coordenador do Compondo Talentos, Daniel Escrivano, avaliou a importância do show final protagonizado pelos alunos.
“Esse momento é mais do que um espetáculo. É a demonstração pública de um ciclo de pertencimento, onde cada um pode se ver como artista, como autor de sua própria história".
Os sete polos culturais envolvidos na apresentação são: Estúdio Gabriel Guizado, Instituto Guataverá, Projeto Bojomalê, Projeto Livres, Orquestra de Violoncelos de MS, Instituto Mirim e Projeto Som & Vida.
SERVIÇO
- Evento: Apresentação Final do Projeto Compondo Talentos;
- Data: Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025;
- Horário: 19h;
- Local: Teatro Dom Bosco (Av. Mato Grosso, 225 – Centro);
- Entrada: Gratuita.























































