B'boys mirins e adultos se apresentaram e disputaram no evento de celebração da Perfect Break em Campo Grande (MS). Foto: Tero Queiroz
O ação Rap na Zona Sul, confirmado para a 6ª feira (31.out.25) no Bairro Aero Rancho, está sendo organizado "na raça", segundo o organizador Edenilson Gimenez Gimenez, conhecido como Snake.
Em um relato, ele detalhou a dificuldade em obter apoio cultural para a ação, que visa fomentar a cena do rap local.
Snake afirmou que buscou a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) com o objetivo de conseguir ao menos o equipamento de som para o evento. Ele relatou que procurou pela servidora indicada como responsável pelo setor de hip-hop, mas foi direcionado por diversos andares do prédio. "Me mandaram no quinto andar, aí depois mandaram no terceiro. Aí mandaram lá no segundo, no MIS [Museu da Imagem e do Som]". Ao chegar ao local indicado, ele teria sido informado que a servidora "está de licença médica".
Ainda na fundação, ele explicou que precisava apenas de "uma força no equipamento de som", e os funcionários teriam confirmado que o assunto era de responsabilidade da servidora ausente, sem dar uma alternativa à Snake.
O B'boy Snake. Foto: Tero QueirozO organizador expressou frustração com a falta de apoio mínimo, contrastando sua dificuldade com os valores destinados a editais públicos. "Depois você olha aí, não sei quantos milhões que foi para cultura, pô. Não sei quantos milhões que foi só para cultura hip-hop. Cara, isso que eu fico chateado", desabafou.
Snake também relatou ter tentado financiamento por vias oficiais anteriormente, sem sucesso. "Eu participei dos editais, arrumei um produtor lá que não cobrou para mim, [...] colocou na plataforma tudo direitinho, só que eu não consegui, não conseguiu passar. Eu não sei aonde que ele errou no projeto".
Apesar dos obstáculos, o evento Rap na Zona Sul está mantido. O espaço foi cedido pelo presidente da associação de moradores do bairro. "Como eu consegui esse espaço aqui no Aero Rancho, é uma associação de moradores, né? Eu conheço o presidente, [...] ele liberou o espaço lá para mim".
Sem apoio para o som, que teria um custo de R$ 1.200, Snake diz ter conseguido uma solução alternativa. "Arrumei um som lá meia boca, não sei se vai fazer um barulho lá, cara. Mas arrumei o som".
A ação, focada exclusivamente no rap, contará com a presença de alguns grupos e MCs de rua que já confirmaram participação. O objetivo, segundo Snake, é "formar novos públicos" e permitir que a comunidade "fique sabendo onde que o grupo [...] sempre cola, que que eles estão fazendo".
Quem quiser ajudar Snake de alguma maneira na realização da ação pode procurá-lo por meio do contato: 67 9241-0367.
SERVIÇO
A região do Aero Rancho recebe nesta sexta-feira, 31 de outubro, o evento Rap na Zona Sul. O encontro, que é aberto ao público, acontece das 17h às 23h30 na Rua Tokuei Nakau, 449, no Setor 3 do bairro.
https://www.facebook.com/share/14PaVm45WuT/





