A artista visual sul-mato-grossense Alice Yura é uma das finalistas do Prêmio PIPA 2025, um dos mais importantes da arte contemporânea brasileira.
Para apoiar a artista, basta acessar a página oficial do prêmio, selecionar o nome de Alice Yura e confirmar o voto por e-mail. VOTE AQUI.

Natural de Aparecida do Taboado (MS), Alice se formou em Artes Visuais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e, desde então, produz arte a partir da investigação do corpo, da memória e da identidade, colocando em diálogo temas como política, cultura, gênero e subjetividade, com foco em fotografia e performance.

Em um vídeo gravado para a premiação, a artista apresenta seu trabalho por meio da fotoperformance "Foto Yura", na qual revisita a tradição fotográfica de sua família paterna, de origem japonesa, ao se colocar como fotógrafa e protagonista dentro do cenário do tradicional estúdio inaugurado nos anos 50.
"Todos os meus tios, incluindo meu pai, foram fotógrafos. Eles trabalharam na Foto Yura e esse foi o ofício deles por muitos anos. É uma tradição familiar, só que uma tradição masculina, voltada para os homens da família", contou Alice.

"Especificamente, na Foto Yura III, a composição tem eu na lateral e, no fundo, uma composição de fotografias em ordem do mais velho para o mais novo, que é o meu pai, e a fotografia de uma criança que sou eu, segurando uma câmera fotográfica. Então, nela, eu também me apresento, de forma muito sutil, a minha transição, a minha afirmação de gênero, através da própria fotografia", complementou.

Para a artista, "Foto Yura" foi uma forma de rompimento com a tradição de gênero de sua família. "De um lado, tem essa questão da tradição masculina da fotografia na minha família, e do outro, a relação em que todas as mulheres da minha família haviam sido fotografadas de kimono, menos eu, por eu ser uma mulher trans. Aí, foi uma forma de eu também me inserir nessa tradição feminina das mulheres da minha família, posando para essas fotografias com o kimono", concluiu.
As votações para o Prêmio PIPA 2025 encerram em 24 de agosto.
PRÊMIO PIPA
Criado em 2010, o Prêmio PIPA é uma das principais iniciativas de valorização da arte contemporânea brasileira.
Além de dar visibilidade aos artistas em seu site e catálogo bilíngue, a premiação contempla quatro selecionados pelo Conselho com R$ 25 mil cada e participação em mostra no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.
A edição também inclui a categoria PIPA Online, em que o público pode votar nos artistas e os dois mais votados recebem R$ 5 mil cada.
Mais informações no Instagram @premiopipa e @yura.alice.