O estilista Fábio Mauricio lança à partir das 20h desta 6ª feira (26) sua nova coleção, Xeque Mate, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. O desfile contará com 32 modelos, sendo 16 mulheres indígenas, e tem entrada gratuita.
Com mais de 20 anos de carreira, Fábio Mauricio é reconhecido por criar peças que articulam moda, memória e referências culturais. Natural de Rondônia, ele está em Campo Grande desde 2003 e construiu ao longo dos anos coleções e figurinos que circulam em diferentes regiões do Brasil. Sua marca é conhecida pelo uso de upcycling, bordados manuais e mistura de estilos, incluindo punk e glam.

A coleção Xeque Mate busca relacionar o xadrez à história de Mato Grosso do Sul, representando aspectos culturais e sociais do Estado. No desfile, o lado preto do tabuleiro simboliza o Pantanal, o militarismo de algumas cidades e festas populares, enquanto o lado branco destaca as etnias indígenas, esculturas locais e influências de países vizinhos, como Paraguai e Bolívia.
Para o estilista, a participação de modelos indígenas é fundamental. “Eles representam a diversidade e a essência do nosso Estado. É uma forma de reforçar a representatividade na moda”, afirma. A seleção das modelos contou com o apoio do produtor cultural terena Bryan Soares, e acessórios e tecidos indígenas foram incorporados em parceria com artistas locais.
O projeto conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, via edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
SERVIÇO
O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na Rua 26 de Agosto, nº 453, no Centro de Campo Grande (MS)
Mais informações no Instagram @f.mauriciobr