O Sesc MS inaugurou nesta 4ª.feira (13.ago.25) a mostra “Artistas da Natureza”, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande (MS). A visitação é gratuita e pode ser feita até dia 26 de setembro.
Com curadoria da artista e educadora Benilda Kadiwéu e consultoria de Sol Terena e Yvoty Medina (AVA-Guarani), a mostra inédita reúne obras e saberes de 27 artistas de oito etnias indígenas de Mato Grosso do Sul: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiwéu, Kinikinau, Atikum, Ofaié e Guató.
As obras incluem cerâmicas, esculturas, pinturas, vestuários, produções audiovisuais e outras expressões transmitidas entre gerações.
Segundo Benilda Kadiwéu, a mostra é um marco histórico para a arte indígena sul-matogrossense. “É a primeira vez que esses povos ocupam um espaço expositivo de forma digna, como protagonistas, rompendo com visões estereotipadas e restritivas".
Para o idealizador do projeto e analista do Sesc MS, Fabrício Machado, a iniciativa é um passo importante no reconhecimento da arte autoral produzida por indígenas no estado. “Não apenas o artesão, mas criador que merece ocupar os mesmos espaços dos grandes nomes da arte.”
A programação inclui oficinas, produção de documentário, formação de mediadores culturais e visitas mediadas para alunos de 14 instituições, com transporte incluso. QR Codes no espaço expositivo darão acesso a conteúdos complementares.
A mostra fica em cartaz até 26 de setembro, com visitação de terça a sexta, das 14h às 20h, e aos sábados, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.
SERVIÇO
O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na Rua 26 de agosto, nº453, no centro de Campo Grande (MS).
As visitações acontecem de 3ª feira a 6ªfeira, das 14h às 20h e aos Sábados, das 9h às 18h
Mais informações podem ser obtidas no Instagram @sescculturams