Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
MOSTRA MULTIDISCIPLINAR

A Mostra Preta hoje. O cinema do Centro-Oeste. A parceria com o streaming

Na Casa de Cultura. Durante 3 dias. Na Capital sul-mato-grossense

Por TERO QUEIROZ • 16/12/2025 • 15:21
Imagem principal Os filmes do Centro-Oeste em destaque. A Mostra Multidisciplinar em Campo Grande. Os três dias de Mostra Preta. Foto: Reprodução

A 2ª edição da Mostra Preta Multidisciplinar inicia nesta 3ª feira (16.dez.25) e segue ocorrendo até 5ª (18.dez.25), exibindo filmes de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na Casa de Cultura, no Centro, de Campo Grande (MS). 

 

"Nesta edição, a parceria traz novos caminhos para os cineastas selecionades: além de integrarem a Mostra Audiovisual no cinema da Casa de Cultura, seus filmes também serão exibidos no catálogo especial 'Mostra Preta na Todes Play', ampliando o alcance das obras para todo o país [SIC]", disse a organização liderada pelas Artistas e Produtoras Lua Maria e Mariane Lopes. 

A plataforma de streaming citada é gerida pela Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e foca em obras negro-indígena-LGBTQIAPN+.

A organização sustentou que "a união amplia as janelas de exibição para além do espaço físico". 

PROGRAMAÇÃO

Nesta 3ª (16.dez.25), será exibido "Meça Três Vezes Antes de Cortar", de Zulmí Nascimento (GO). O filme é performático, onde dança, poesia, e expressões corporais se entrelaçam para formar o doc ficcional de 20 minutos. 

A noite segue com "Pirenopolynda", de Izzi Vitório (DF), e o filme convidado "MANSOS", de Juliana Segóvia (MT).

Já na 5ª feira (18.dez.25), é a vez de "A casa de todas as águas", de Paula Dias (MT).

O sul-mato-grossense Raylson Chaves apresenta "O Pantanal é Preto", seguido pela convidada Dayana Gomes Pereira (GO) com "Ancestrais do Futuro".

FORMAÇÃO

A programação formativa inclui uma Masterclass de Distribuição Audiovisual com Rafael Ferreira, diretor da Todes Play/UIRÀ Distribuidora.

Para aquecer o público, ocorreu também uma Oficina de Baile Charme na 5ª feira (11.dez.25), das 19h às 20h40.

A atividade ocorreu no Pátio da Casa de Cultura, ministrada por Jéssika Rabello e DJ LadyAfroo.

A proposta visou reviver os passinhos dos anos 90, ao som de clássicos como Fat Family e Claudinho & Buchecha.

A Mostra Preta é realizada com R$ 40 mil de investimento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recursos do Ministério da Cultura (MinC), no governo do presidente Lula. Localmente, os recursos foram gerenciados pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac), da prefeitura de Campo Grande (MS). A íntegra.  

A iniciativa conta também com apoio da Casa de Cultura, APAN e Todes Play.


Google News

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao