Logo TeatrineTV
FESTIVAL DE CINEMA

Bonito CineSur encerra inscrições para oficinas de cinema nesta terça (15.jul)

Gratuitas, cada oficina disponibiliza 25 vagas

Por TERO QUEIROZ • 14/07/2025 • 19:19
Imagem principal Em 2024, ocorreu uma Oficina de Roteiro, ministrada pelo premiado cineasta paulista José Eduardo Belmonte. Foto: 2ª edição do Bonito CineSur Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito

As inscrições para as oficinas formativas do 3º Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano, que acontece entre julho e agosto em Bonito (MS), encerram na 3ª feira (15.jul.25).  

As atividades fazem parte do eixo educativo “Bonito CineSur Educa” e oferecem capacitação gratuita na área audiovisual.

Serão 4 oficinas presenciais entre os dias 26 de julho e 2 de agosto, no Centro de Convenções de Bonito, Sala Glauce Rocha.

Cada oficina disponibiliza 25 vagas e é voltada a estudantes, profissionais e interessados no mercado audiovisual.

As inscrições podem por meio do site oficial do festival: bonitocinesur.com.br.

Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 18 de julho, também no site.

OFICINA DE INTERPRETAÇÃO

Ministrante: Clara Linhart é diretora, produtora, assistente de direção e professora de Cinema. Formada em Ciências Sociais (PUC-Rio) e em Cinema Documentário (FGV-Rio), dirigiu os longas La Manuela (2017), Domingo (2018, com Fellipe Barbosa), Eu sou Maria (2023) e Os Sapos (2024), além dos curtas Os Sapos (2011), Luna e Cinara (2012), Vândala Capa (2013), Em Paz (2014) e No Mar (2023).

A oficina de Interpretação para Cinema, com a diretora e preparadora de elenco Clara Linhart, aborda técnicas de atuação para a câmera.

A proposta inclui atividades práticas e debates sobre expressão corporal, improviso e construção de personagens a partir de cenas de filmes. “Vamos discutir a atuação no contexto cinematográfico e a importância de compreender a narrativa e a linguagem da câmera”, explicou Clara.

O curso é voltado a maiores de 18 anos com interesse em atuação, com envio de justificativa no momento da inscrição.

OFICINA DE DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Ministrante: Marcela Lordy é diretora, roteirista e produtora. Formada em Cinema pela FAAP, estudou direção de atores na EICTV (Cuba) e foi assistente de Walter Salles e Hector Babenco. Atua como professora, jurada e integrante de comissões de festivais eMinistrante: Marcela Lordy é diretora, roteirista e produtora. Formada em Cinema pela FAAP, estudou direção de atores na EICTV (Cuba) e foi assistente de Walter Salles e Hector Babenco. Atua como professora, jurada e integrante de comissões de festivais e editais. Em 2022, lançou seu primeiro longa de ficção, O Livro dos Prazeres.

A Oficina de Direção de Cinema, com Marcela Lordy, apresenta os processos criativos e técnicos da direção audiovisual.

O conteúdo vai do roteiro à finalização, com foco na construção de linguagem autoral e no diálogo entre departamentos do filme. "Discutiremos como transformar ideias em imagens e sons, mantendo uma visão criativa mesmo diante dos desafios da produção", afirmou a diretora.

A atividade é destinada a estudantes e profissionais da área de cinema e comunicação, maiores de 18 anos.

MERCADO AUDIOVISUAL

PJ Maia e Mariana Bastos conduzem a Oficina de Projeto Audiovisual – Do Papel à Venda, voltada à formatação e venda de ideias no mercado.

Mariana Bastos é diretora e roteirista. Lançou em 2023 o longa Raquel 1:1 e, em 2018, Alguma Coisa Assim (Netflix), em parceria com Esmir Filho. Também escreveu e dirigiu projetos para Globo, Sony, GNT e TV Cultura.Mariana Bastos é diretora e roteirista. Lançou em 2023 o longa Raquel 1:1 e, em 2018, Alguma Coisa Assim (Netflix), em parceria com Esmir Filho. Também escreveu e dirigiu projetos para Globo, Sony, GNT e TV Cultura. PJ Maia é produtor executivo, roteirista e escritor premiado, com atuação em filmes, séries e documentários que alcançaram até 20 milhões de espectadores no mundo. Especialista em desenvolvimento de conteúdo, já trabalhou com Warner Bros Discovery, HBO e Globo.

A proposta é orientar novos realizadores sobre como apresentar seus projetos a players, festivais e plataformas de exibição. “Queremos ajudar a tornar ideias viáveis e estratégicas, com foco no pitching, networking e construção de apresentação”, garantiram os ministrantes.

A oficina é voltada a roteiristas, produtores e diretores iniciantes ou em transição de carreira.

OFICINA DE ROTEIRO

Luiz Carlos Lacerda é diretor, roteirista e produtor. Assistente de Nelson Pereira dos Santos, com quem realizou dois filmes. Dirigiu cerca de 30 obras para cinema e TV, incluindo curtas com Clarice Lispector e 10 longas premiados como Leila Diniz e For ALuiz Carlos Lacerda é diretor, roteirista e produtor. Assistente de Nelson Pereira dos Santos, com quem realizou dois filmes. Dirigiu cerca de 30 obras para cinema e TV, incluindo curtas com Clarice Lispector e 10 longas premiados como Leila Diniz e For All. Atua como professor em instituições como EICTV (Cuba), Estácio de Sá e Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Encerrando a programação, Luiz Carlos Lacerda ministra a Oficina de Roteiro – Da Ideia à Realização, com foco em dramaturgia audiovisual.

A atividade propõe análise de estruturas narrativas, criação de personagens e exercícios de linguagem técnica para cinema. “Vamos desenvolver roteiros com consciência estética, passando por conflitos, planos e uso de lentes”, disse Lacerda.

O curso é voltado a iniciantes no audiovisual, com envio de currículo e carta de motivação.

REALIZAÇÃO

O Bonito CineSur é realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) com apoio de instituições públicas e privadas.

Entre os apoiadores estão Ministério da Cultura, Fecomércio-MS, Sesc, Ancine, Governo de MS, UFMS e Prefeitura de Bonito.

A programação completa do festival, incluindo exibições de filmes e demais atividades culturais serão disponibilizadas no site bonitocinesur.com.br e no Instagram @bonitocinesur.


Google News

Tags: 3º Bonito CineSur, Bonito CineSur Educa, Clara Linhart, Direção de Cinema, Festival de Cinema Sul-Americano, Interpretação para Cinema, Luiz Carlos Lacerda, Marcela Lordy, Mariana Bastos, PJ Maia

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao