Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
AUDIOVISUAL

Com recursos da PNAB, curta 'A Trovadora e a Poeta' encerra gravações em Campo Grande

Elenco conta Gleycielli Guató e Terezinha Pantaneira; direção é assinada por Marcus Teles

Por ALY FREITAS • 14/10/2025 • 09:56
Imagem principal Gelycielli e Terezinha | Foto: Divulgação

O curta-metragem ‘A Trovadora e a Poeta’ teve suas gravações concluídas em Campo Grande (MS). Agora, o filme deve passar pela etapa de pós-produção e tem estreia prevista para dezembro de 2025.

Com roteiro escrito pelas próprias protagonistas, Gleycielle Nonato Guató e Terezinha Pantaneira, junto do diretor Marcus Teles, o curta-metragem de ficção conta com elementos documentais e acompanha o encontro de duas mulheres em seus cotidianos: Teresinha, uma senhora com deficiência que luta para manter a dignidade diante das barreiras da cidade e Lucila, uma jovem que busca se afirmar como artista em meio à dureza da vida urbana. A amizade que surge desse encontro tece poesia e afeto, mesmo quando o mundo insiste em silenciá-las. 

O filme também conta com a participação do ator Breno Moroni.

Conforme o diretor, o curta-metragem pode ser definido como uma experiência sensível entre realidade e ficção. “Foi um processo muito delicado e vivo. A fronteira entre o que é encenação e o que é a vida se torna quase invisível. A água e o rio são elementos que guiam todo o filme e simbolizam o fluxo da vida, a passagem do tempo e também a memória, aquilo que corre, muda e permanece. Para Terezinha, o rio é lembrança da infância; para Gleycielle, é o elo com sua ancestralidade Guató, o povo da água. A partir disso, busquei uma linguagem visual que respeitasse esse ritmo: fluido, contemplativo, com planos que respiram", descreveu.

Marcus também celebrou Terezinha, que aos 76 anos faz sua estreia no audiovisual. "O mais bonito é que esse filme também marca a estreia de Terezinha como roteirista e atriz, e ver uma mulher já idosa se descobrir nesse lugar criativo é profundamente inspirador”, declarou.

Foto: DivulgaçãoO diretor Marcus Teles ao lado de Terezinha Pantaneira | Foto: Divulgação

Para Terezinha, sua estreia no cinema também representa uma forma de fortalecer a luta pelos direitos das pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul. “Eu sou da juventude de 60, uma geração que revolucionou o mundo, que questionou tradições e abriu caminhos. Sempre fui de buscar novos valores, de enfrentar o que não achava justo. E agora, com essa idade, estou estreando como atriz, com uma mensagem muito clara: pessoas com deficiência existem e o mundo ainda não é acessível a elas. Eu só percebi isso quando passei a usar cadeira de rodas, depois da Covid. A acessibilidade quase não existe — e essa realidade precisa mudar. O cinema é uma forma poderosa de dizer isso", declarou.

Gleycielle, por sua vez, destacou a forte identificação com a personagem e o valor simbólico do filme. “Eu me vejo muito nessa personagem. Eu já morei em Campo Grande, trabalhei em terminais, vendi salgado, vendi chip de celular. Nunca imaginei que aquela menina que sonhava em estudar e escrever estaria hoje fazendo poesia dentro do cinema. A Lucila é uma homenagem à minha avó, e o filme é uma homenagem a todas as mulheres simples que têm dentro delas uma poeta. A poesia foi o fio que uniu Lucila e Terezinha. Foi o elo que virou amizade, e a amizade virou ancestralidade”, concluiu. 

"A trovadora e a poeta" contou com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), com edital da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), de Campo Grande (MS).

EQUIPE TÉCNICA

Direção: Marcus Teles
Roteiro: Gleycielli Nonato Guató, Marcus Teles e Terezinha Pantaneira
Produção: Jefley M. Cano
Direção de fotografia: Daniel Felipe
Operador de câmera: Márcio Padilha
Técnicos de som: L. Germanotta Cinema e 4real.wav
Assistente de som: Ellen Karina Lazcano
Atuação:  Terezinha Pantaneira, Gleycielli Nonato Guató, Breno Moroni, Danielly Frangilo e Lilian Arruda
Trilha sonora original: Gian Markes
Edição de imagem e som: Rafael Viriato
Produção executiva: Gleycielli Nonato Guató
Assistente de produção executiva: Lucas Moura
Assessoria de imprensa: Lucas Arruda e Aline Lira


Google News

Tags: Campo Grande - MS, Fundac, PNAB, Política Nacional Aldir Blanc

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao