
Na noite da première do longa-metragem Do Sul, a Vingança, realizada na última segunda-feira (12.mai.25), no Cinemark do Shopping Campo Grande, o diretor Fábio Flecha falou ao TeatrineTV sobre os anos de produção do filme e a emoção de lançá-lo em circuito comercial em todo o país. “O filme também passou por um período de adaptação, assim como nós, seres humanos. Ele começou em 2018, depois veio a pandemia, e aí uma grande dificuldade. A gente teve que repensar tudo: o que a gente é, o que a gente faz, nosso papel.
E o filme passou por isso", introduziu.
Finalizado apenas em 2024, o longa traz em sua essência as marcas do tempo que o moldou — inclusive literal e simbolicamente. Flecha revelou que até os imprevistos entraram na narrativa: “Por exemplo, o Espedito [ator do elenco] realmente perdeu um dedo. Aí a gente pensou: ‘Como ele vai estar com o dedo numa parte do filme e depois não?’ E decidimos usar isso a nosso favor, criando histórias para complementar o que já tínhamos gravado".
Segundo Flecha, o roteiro amadureceu ao longo do tempo e se tornou mais leve, irônico e até questionador: “O roteiro agora é mais brincalhão. Ele termina com aquele tom de: ‘Será que tudo isso era só uma história ou era real?’ É mais ou menos isso que a gente queria: provocar o imaginário da fronteira. Não é pra ser levado a sério demais".

O filme também passou a abordar de forma mais clara a presença indígena no imaginário sul-mato-grossense. A figura dos Guaicurus, nação indígena historicamente resistente, ganhou destaque com personagens no enredo. “A gente não tinha isso antes. E é impossível falar do estado sem alguma coisa referente aos Guaicurus. Eles foram guerreiros lendários. Nunca perderam uma batalha de verdade. São o único grupo que conseguiu garantir a posse das suas terras com um acordo com Pedro II. Isso é coisa que só acontece aqui", comentou o diretor.
Flecha disse que a intenção é inserir essa memória no cotidiano do público: “Queremos provocar. Que as pessoas digam: ‘Pô, eu não sabia disso dos Guaicurus’. E talvez até pesquisem depois. Quem sabe a gente não faz um filme só sobre isso?”, revelou.
Um dos símbolos presentes em Do Sul, a Vingança é o jacaré, que já havia aparecido em obras anteriores filmadas no estado. Em 'Do Sul, a Vingança', o diretor dá ao animal um novo significado: “O jacaré representa muita coisa aqui. A gente brinca no filme: no meio de tantos jacarés, qual é o jacaré certo? Isso é quase uma metáfora. Talvez a gente tenha um pouquinho de jacaré em todo mundo aqui", disse sorrindo.
Flecha disse que o animal é simbólico no filme, sugerindo o cotidiano de quem vive na região de fronteira, entre contrabandos, excessos e informalidades: “Quem nunca trouxe um perfume a mais de Ponta Porã sem declarar? Esse jacaré representa um pouco isso — o jeitinho, a malandragem, a fronteira viva. Mas de um jeito leve. Não queremos debater isso a sério, só provocar uma reflexão".
O cineasta disse que Do Sul, a Vingança entra em cartaz nos cinemas em alguns estados do país nesta quinta-feira (15.mai.25). "Eu estou bem feliz, porque nossa estreia marca também a primeira vez que uma produção 100% feita em Mato Grosso do Sul alcança o circuito comercial nacional. E quem for assistir Do Sul, a Vingança, com certeza vai dar boas risadas e se ver muito, nossa cultura, nossa gente, nossa linguagem na tela. O resto, o resto é brincadeira", completou o cineasta.
EM CARTAZ NOS CINEMAS
Distribuído pela Kolbe Arte, o filme 'Do Sul, a Vingança', entra em cartaz nos cinemas em 15 de maio. Veja os locais:
Mato Grosso do Sul:
-
Campo Grande (MS) - Cinemark
-
Aquidauana (MS) - Grupo Cine
-
Ponta Porã (MS) - Circuito Cinemas
Mato Grosso:
-
Cuiabá (MT) - Cineflix Shopping 3 Américas
São Paulo:
-
SP (Capital) - Cinemark Aricanduva
-
SP (Capital) - Cinesystem Frei Caneca
-
Guarulhos (SP) - Circuito Cinemas
-
Andradina (SP) - Grupo Cine
Rio de Janeiro:
-
RJ (Zona Oeste) - Cinemark Shopping Downtown
-
RJ (Sulacap) - Cinesystem Parque Sulacap
FICHA TÉCNICA
- Direção: Fábio Flecha
- Roteiro: Fábio Flecha e Edson Pipoca
- Produção: Render Brasil
- Distribuição: Kolbe Arte
- Elenco Principal: Felipe Lourenço, Espedito Di Montebranco, Bruno Moser, Leandro Faria, Luciana Kreutzer, Victor Samudio, David Cardoso, Priscila Godoy