Sua personagem em Adolescence, a psicóloga Briony Ariston, a confronta com uma das cenas mais intensas de sua carreira.
Erin Doherty foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante em Televisão no Golden Globes 2026 por sua atuação na série Adolescência, da Netflix. O anúncio foi feito durante a cerimônia realizada neste domingo (11.jan.26), em Los Angeles.
Doherty concorreu com:
- Carrie Coon (The White Lotus);
- Hannah Einbinder (Hacks);
- Catherine O’Hara (The White Lotus);
- Parker Posey (The White Lotus);
- Aimee Lou Wood (The White Lotus).
No drama psicológico Adolescência, a atriz interpreta Briony Ariston, uma psicóloga infantil responsável por avaliar um adolescente acusado de assassinato. A série se destaca pelo formato inovador, com episódios gravados em plano sequência. Em uma das cenas mais intensas, Doherty conduz um interrogatório de 52 minutos sem cortes, exigindo concentração e controle emocional constantes.
A cena, claro, foi central para escolha dela como a melhor atriz coadjuvante ao prêmio em 2026 para séries de televisão.
Ela já havia conquistado com Adolescência os seguintes prêmios:
-
Primetime Emmy Award – Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV por Adolescência (2025) — seu primeiro Emmy por atuação em série limitada.
-
Critics’ Choice Television Award – Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV por Adolescência (2026) — concedido pela Critics Choice Association.
TRAJETÓRIA DA PREMIADA
Desde sua interpretação da jovem Princesa Anne em The Crown até seu papel em Adolescência, Doherty consolidou sua reputação como uma atriz versátil, com ampla capacidade dramática.
Formada na Guildford School of Acting e posteriormente na Bristol Old Vic Theatre School (2012–2015), Doherty iniciou sua carreira na televisão britânica, com participações em Call the Midwife (2016) e Les Misérables (2018). O grande destaque veio em 2019 com The Crown, interpretando a Princesa Anne, papel que exigiu estudo minucioso da voz e gestos da personagem para reproduzir com precisão sua personalidade e postura.
Após The Crown, Doherty voltou ao teatro e posteriormente participou de produções como Chloe (2022), Reawakening (2024) e Os Incompreendidos (2025), antes de assumir o papel central em Adolescência.





