
O quarteto de estrelas do cinema nacional, Antonio Pitanga, Thiago Lacerda, Cláudia Ohana e Maeve Jinkings, participarão do 3º Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano, que será lançado às 19h30 da 6ª feira (25.jul.25), no Auditório Kadiwéu do Centro de Convenções de Bonito (MS).
A primeira atividade da programação será a exibição do filme As Herdeiras (Paraguai) e uma homenagem à atriz Ana Brun.
- GALERIA: Lançamento do Bonito CineSur 2025 em Campo Grande (MS)
- Nilson Rodrigues: "Fazer esse festival é parte da luta pela cultura
O evento contará ainda com a presença de Renata Boldrini, Gleicielly Nonato Guató, Breno Moroni e Nélcia Rita, responsáveis pela apresentação.
FILMES DE 9 PAÍSES
A programação gratuita inclui 63 filmes, oficinas, debates, convidados especiais e sessões para todos os públicos. Neste ano, o festival reúne longas e curtas do Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador.
Segundo a Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), responsável pela realização do festival, o objetivo do CineSur é "celebrar a diversidade da América do Sul e o cinema como ponte entre culturas", além de "formar plateias e fortalecer a identidade cinematográfica da região".
- Marcos Pierry: "Nunca vi o cinema daqui tão forte e plural como agora"
- Festival Cinesur anuncia seleção de 30 filmes de 9 países da ...
As produções estão organizadas em cinco mostras competitivas, com foco em longas e curtas sul-americanos, temáticas ambientais e obras sul-mato-grossenses. Também haverá sessões infantojuvenis, mostras da comunidade, oficinas de formação e exibições especiais com filmes inéditos no circuito comercial.
Veja a programação completa de 6ª feira, abaixo:
19h30 – Auditório Kadiwéu
- Cerimônia de Abertura;
- As Herdeiras (Paraguai, 2018, dir. Marcelo Martinessi, 105 min, Ficção, 16 anos);
- Homenagem à atriz Ana Brun;
- Participação de Antonio Pitanga.
22h30 – Café Bar
- Show de Gabriel Chiad + Coquetel de boas-vindas.
Acesse a programação completa, aqui.
PARTICIPAÇÃO POPULAR
“A cidade estará envolvida com a produção audiovisual. Teremos oficinas acontecendo todos os dias, apresentações indo além do Centro de Convenções. Estamos com diversas ações nas praças da Liberdade, Marambaia, do Bom Viver e no Hotel Sesc Bonito, em um evento plural e democrático”, afirmou a coordenadora do evento, Andrea Freire.
Ainda segundo Freire, formar público é um dos objetivos centrais do festival: “O público é a alma do cinema e nós vamos chegar a todos eles. O cinema é, sem dúvida, aquela arte que engloba profissionais e seus admiradores: os da dança, do teatro, da música”, comentou.
- CineSur leva oficina de stop motion a estudantes de escolas ...
- Premiado em 2024, Deivison Pedrê retorna ao Bonito CineSur com ...
O CineSur também exibirá filmes inéditos ou que foram pouco acessíveis no Estado. “O Bonito CineSur firma-se como movimento integrador de transformação do audiovisual. Estamos reforçando a valorização da identidade sul-americana; o festival traz essa sensação de pertencimento. Estamos falando da nossa gente, da América do Sul”, completou Freire.
CALÇADA DA FAMA PANTANEIRA
Uma das inovações deste ano é a criação de uma calçada da fama com temática pantaneira. Dez nomes importantes do cenário artístico serão homenageados, acompanhados de dez animais representando a fauna local. As placas, chamadas “Pegadas da Memória do Cinema Sul-Americano”, terão a mensagem: “Andamos juntos com os outros seres vivos do Planeta” e ficarão expostas na principal praça da cidade.
PREMIAÇÃO
A cerimônia de encerramento, no dia 2 de agosto, será apresentada por Cláudia Ohana e Thiago Lacerda. Serão entregues prêmios que somam R$ 57,5 mil aos vencedores das mostras competitivas.
APOIO

O CineSur é realizado pela AACIC em parceria com o Ministério da Cultura (Governo Federal), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet.
Conta com patrocínio da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Fecomércio-MS, Sesc MS, Emgea e Ancine. Tem apoio da Prefeitura de Bonito, Fundtur, Setesc, Governo de Mato Grosso do Sul, Energisa, UFMS e Zoom Publicidade.
LEIA MAIS –
- Com Bodanzky e astros globais, Bonito 'abriga' bloco do mundo em ...
- Cineasta de MS dedica filme ao primo, fã de Taylor Swift .
- Curta independente mostra qualidade de realizadores pretos de MS ...
- "Nosso cinema tem uma visão de indústria potente, que cresce a ...