Curta-metragem Amoitado conclui filmagem em Campo Grande (MS). Foto: Henrique Kawaminami | Holofote Estúdio
As filmagens do curta-metragem 'Amoitado' foram encerradas na madrugada de sábado (31.jan) para domingo (1º.fev.26), em Campo Grande (MS). Com gravações majoritariamente noturnas, o set captou 52 cenas distribuídas em 22 páginas de roteiro, marcando o fim da etapa de produção e o início da pós-produção, que inclui decupagem, edição de imagem e som, montagem, colorização e finalização.
Dirigido e roteirizado por Tero Queiroz, com codireção de Aly Freitas, o filme é um drama de suspense rural e foi rodado integralmente na Capital sul-mato-grossense entre os dias 26 e 31 de janeiro. A proposta estética do projeto aposta na atmosfera noturna para construir tensão e camadas narrativas menos evidentes, característica central da obra.
SELEÇÃO AMPLA
Filme Amoitado conta com grande elenco, entre atores e atrizes experientes e iniciantes na 7ª arte. Foto: Henrique Kawaminami | Holofote EstúdioAntes das filmagens, o curta concluiu a seleção de elenco no dia 15 de janeiro de 2026, após receber 89 inscrições. Ao todo, foram escolhidos 15 atores e atrizes, entre adultos e crianças, todos sul-mato-grossenses. A produção de elenco é assinada por Thalita Rebello, que também atua como produtora geral do projeto.
Segundo o diretor, o processo de escolha foi além da técnica de interpretação. “São personagens complexos. Avaliei o que cada profissional poderia agregar para torná-los menos óbvios. É um suspense noturno, nada pode ser escancarado”, explicou Tero Queiroz. Ele falou mais sobre isso, em matéria anterior, aqui.
ELENCO SELECIONADO
Entre os selecionados estão Anderson Lima, André Luís, Arthur Benites, Carlos Eduardo Lotfi, Douglas Caetano, Espedito Di Montebranco, Fânia Martins, Guilherme Godoy, Henryl Chavier, Leandro Faria Lelo, Lourenço Vilarim, Mariana de Castro, Renato Passos, Sueli de Jesus Santana e Vinícius Lima. As idades dos atores variam de 9 a 71 anos.
As crianças foram escolhidas a partir da semelhança com os personagens adultos. “Elas são versões infantis do elenco principal, então buscamos afinidade física e qualidade de atuação”, destacou o diretor.
CAPTAÇÃO AMBICIOSA
Filme Amoitado conta com cenas sob a chuva. Foto: Henrique Kawaminami | Holofote EstúdioSobre o material captado, o diretor contou que o desafio foi extremo, mas o resultado compensador. “Trabalhamos em um set que fluiu bem. Temos cenas espetaculares, na minha opinião, mas foi bastante cansativo, principalmente por se tratar de filmagens noturnas. As sequências mais desafiadoras envolveram ação, chuva, armas cenográficas e, claro, muita energia do elenco e concentração da equipe técnica e artística”, explicou.
O filme contou com quatro locações em fazendas próximas à Capital. Além disso, foram utilizadas três caminhonetes de cena e um caminhão gaiola. Como apoio às cenas, também foram empregados um caminhão-pipa e um trator.
Tero Queiroz (de camiseta amarela) durante as filmagens do curta-metragem 'Amoitado'. Foto: Henrique Kawaminami | Holofote EstúdioSegundo o diretor, a proposta — em alguns momentos alcançada — foi realizar um filme com a participação ativa de todos os setores. “Temos um time com mentes fervilhando e criando em conjunto. O orçamento enxuto nos obrigou a abrir mão de algumas partes previamente combinadas. Fizemos muitos sacrifícios, mas conseguimos, ao final, honrar a captação de todo o roteiro. É importante destacar que a equipe, mesmo cansada, se empenhou ao máximo para chegarmos à linha inicial do projeto, que era a filmagem”, comentou.
O curta-metragem soma mais de 450 gigabytes de material bruto, que agora será trabalhado pela equipe de pós-produção. “Sempre quis fazer um filme de muitas mentes e muitas opiniões, apesar de a raiz ser uma história pessoal. Agora entra a equipe de pós-produção, o que amplia ainda mais o alcance empregatício do projeto, que só na fase de captação gerou trabalho direto e indireto para mais de 40 profissionais”, disse.
Segundo o diretor, o projeto deve anunciar uma avant-première nos próximos meses. “Acredito que teremos cerca de três meses de pós-produção. Depois disso, o Amoitado estará pronto para o mundo”, concluiu.
Veja na galeria abaixo alguns stills das filmagens do curta-metragem Amoitado:
FINANCIAMENTO E PARCERIAS
O curta-metragem “Amoitado” foi aprovado no Edital nº 022/2024, voltado à produção audiovisual de curtas, com financiamento integral de R$ 100 mil, oriundos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), executada pelo Ministério da Cultura. Em Mato Grosso do Sul, os recursos são geridos pela Fundação de Cultura de MS (FCMS), vinculada à Setesc.
A produção contou com apoio institucional e empresarial, incluindo Águas Guariroba, Real Hidrossemeadura, Clube do Laço Cumprido (CLC), Chácara Terra Nova, Agropecuária Caldas, Dico Panificadora e Saizeria Restaurante.
Com o encerramento das filmagens, o projeto avança agora para a fase final de construção narrativa e estética, que definirá o ritmo e a atmosfera do suspense.
EQUIPE TÉCNICA
Roteiro e direção: Tero Queiroz
Codireção: Aly Freitas
Produção executiva: Plural Cine
Direção de produção: Juliana Morais
Produção geral e produção de elenco: Thalita Rebello
Assistente de produção: Fernando Prestes
Direção de fotografia: Rodrigo Rezende e Deivison Pedrê
Assistência de direção: Felipe Feitosa
1º Assistente de câmera: João Pelosi
Direção de áudio: Marcelo Dope
Microfonista: Laura Cristina
Direção de figurino: Dayane Bento
Direção de arte: Paulo Henrique Taveira
Direção de maquiagem e caracterização: Suellen Martines
Gaffer: Gabriel Lima
Gaffer: Emerson Fernandes
Still: Henrique Kawaminami | Holofote Estúdio













