O filme “A Última Porteira”, de Rodrigo Rezende, levou dois prêmios – Melhor Ator (Tero Queiroz) e Melhor Curta de Ficção de MS – pelo júri popular do festival Curta Campo Grande, realizado de 11 a 15 de novembro na capital sul-mato-grossense.
Com o intuito de promover encontros e reafirmar a importância do cinema no Mato Grosso do Sul, a ação artístico-cultural reuniu realizadores de todo o país, em sessões em escolas estaduais, palestras, sessões com acessibilidade, exibições de cinema francês, e encontro com realizadores e shows de Begét de Lucena e Luciana Fischer.
Público assiste a filmes durante festival Curta Campo Grande. Foto: Dafne AlanaDe acordo com Tero Queiroz, receber esse reconhecimento em sua cidade natal é muito simbólico. “Ter um festival dedicado ao curta aqui no Centro-Oeste é ter a chance de mostrar nossas produções e valorizar histórias que muitas vezes ficam engavetadas por falta de janelas. Este festival forma público crítico, ativo, necessário para o futuro da nossa capital”, comentou.
Segundo Rodrigo Rezende, roteirista e diretor do filme, o prêmio é a confirmação de que ele está no caminho certo. “É vital ter um festival como este. A gente não tem acesso a filmes independentes no circuito comercial. Aqui pudemos ver obras de várias regiões do país. E produzir só é possível por causa das políticas públicas. É difícil, é caro, mas esse reconhecimento dá um gás enorme”, concluiu.
O evento é uma realização da Corixo Produções e conta com investimento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com execução da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Fundac (Fundação Municipal de Cultura).
Tem como apoio da Fundação de Turismo de MS, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Governo do Estado de MS e Paradiso Multiplica, além de parcerias com a Aliança Francesa, Capivas Cervejaria, TransCine - Cinema em Trânsito, Festival Curta Cinema e Casa de Ensaio. Os filmes podem ser conferidos pelo site www.festivalcurtacampogrande.com ou Instagram @festivalcurtacampogrande.
Confira todos os premiados da 2ª edição do Festival Curta Campo Grande com o Troféu Tuiuiú:
Júri Popular
- Melhor curta de ficção nacional: Fruta Frizz, de Kauan Okuma Bueno (SP)
- Melhor curta de ficção MS: A Última Porteira, de Rodrigo Rezende (MS)
- Melhor curta documentário: Campo Cênico, de Pedro Miyoshi (MS)
Júri Técnico
- Melhor curta de ficção nacional: Boiúna, de Adriana de Faria (PA)
- Melhor curta de ficção MS: Sebastian, de Cainã Siqueira (MS)
- Melhor direção: Boiúna, Adriana de Faria (PA)
- Melhor atuação: Tero Queiroz, em A Última Porteira (MS)
- Melhor roteiro: Linda do Rosário, de Vladimir Seixas (RJ)
- Melhor fotografia: Arame Farpado, de Renato Hojda (SP)
- Melhor arte: Cavalo Marinho, Sérgio Silveira (PE)
- Melhor som: Boiúna, Lucas Coelho (PA)
- Melhor montagem: Cardo, de Allan Riggs e Guilherme Suman (RS)
- Melhor curta documentário: Koi e o Rio, de Ricardo Pieretti Câmara e Maurício Copetti (MS)
Menções Honrosas
- Breno Moroni, pelo conjunto da obra
- A Palavra, de DF Fiuza (BA)
- Jardim de Pedra, de Daphyne Schiffer e Rodrigo da Silva Rezende (MS)
- Laboratório de Projetos de Curta-Metragem
- Melhor projeto: O roxo mais sombrio, de Paulo Taveira (MS)
*Estagiário sob supervisão.
Leia também:Festival de cinema abre 2ª edição com filmes premiados em Cannes e RJ





