O documentário "Coragem", que retrata a história da jovem arte-educadora trans, Emy Mateus, também conhecida como Afro Queer, teve suas últimas cenas gravadas na tarde de 4ª.feira (19.mar.25), em Campo Grande (MS).
Agora, o filme deve passar pela etapa de pós-produção antes da estreia, prevista para acontecer em junho desse ano.
Ao TeatrineTV, Emy explicou que o projeto, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura via edital FCMS, tem como objetivo enaltecer suas vivências enquanto travesti, educadora e artista no Mato Grosso do Sul. "Queremos criar um imaginário social e desmistificar a vida de uma pessoa trans através de uma história que não está circulada pelo sofrimento e pela dor, mas sim em conquistas, em acessos, em articulações e realizações ao longo do documentário", detalhou Emy, que acredita no potencial do filme para mudar as narrativas sociais que permeiam o universo trans.
Emy durante gravação de cena do documentário 'Coragem' | Foto: Wedyn PereiraAs cenas foram gravadas em diferentes locações, incluindo a casa da mãe de Emy, a residência da própria Emy e espaços públicos da Capital sul-mato-grossense. "Também tivemos cenas feitas em São Paulo capital, e em Ilhabela. Queremos mostrar que nós fazemos coisas do dia a dia, que nós temos nossa família, que nós temos nossos sonhos, que a gente pode correr atrás desses sonhos de diversas formas e não temos que ficar na marginalização", detalhou.
Documentário busca abordar as conquistas de Afroqueer | Foto: Wedyn Pereira
Para enaltecer ainda mais o projeto, a equipe é composta por aproximadamente 16 profissionais, todas e todos LGBTs. "São profissionais que estão recebendo dignamente pelo seu trabalho e pela função exercida para que essa obra pudesse acontecer e nascer. É [um filme] importante, na medida que promove e projeta outras narrativas para pessoas trans e travestis, que não essas que vêm sendo construídas através da dor, do sofrimento, nos colocando sempre como um tema esgotável, como um tema falido para essa sociedade", concluiu.
Equipe de "Coragem" durante gravação em Campo Grande (MS) | Foto: Wedyn PereiraFICHA TÉCNICA:
Direção: Pedro Alvarenga
1° Assistente de direção: Alanis Alvarenga
2° Assistente de direção: Danilo Hashinokuti
Produção: Emy Mateus
Assistente de produção: Jéssika Rabelo
Direção de fotografia: Kaique Andrade
Assistente de fotografia: Alicce Rodrigues
Direção de arte: Ligia Tristão Prieto
Produção Executiva: Ligia Tristão Prieto e Jessica Santos
Direção de som: Laura Cristina
Assistente de som: Caleb Luis
Montagem: Isadora Tiemi
Designer: Edwin Edwin Salas
Redes sociais: Kiara Kido
Still: Wedyn Pereira e Jessica Santos
Acessibilidade: Felipe Sampaio
Piloto de drone: Fernando Averaldo
PARCERIA:
Grupo casa
Coletiva de Trans Pra Frente
REALIZAÇÃO:
Fundação de cultura de Mato Grosso do Sul
Secretaria de Estado de Turismo Esporte e Cultura
Lei Paulo Gustavo
Ministério da Cultura







