Logo TeatrineTV
1260x100
320x100
CINEMA FORA DO EIXO

Ligia Prieto: desafios e bastidores da série 'Entre Longes' em estreia na TV Brasil

A multiartista sul-mato-grossense compartilha detalhes exclusivos sobre a preparação do elenco e sua experiência como atriz na produção dirigida por Samantha Col Debella

Por TERO QUEIROZ • 11/04/2024 • 08:02
Imagem principal Ligia guiando o elenco da série Entre Longes numa cena de atendimento no posto de saúde. Foto: Mel Rocha

Às 20h desta 5ª.feira (11.abr) estreia na programação da TV Brasil a série ‘Entre Longes’, que conta com a preparação de elenco e atuação da multiartista sul-mato-grossense Ligia Prieto.  

Conhecida pela forte atuação cultural em Mato Grosso do Sul à frente do Grupo Casa, Ligia é a atriz, diretora de teatro, produtora, preparadora de elenco, dramaturga e poeta. Desde 2022 ela tem ganhado destaque no cenário nacional do cinema e TV.  

Como mostramos aqui no TeatrineTV a estreia da artista na TV foi com uma participação na novela Pantanal, da Rede Globo.  

Agora Ligia assina  a Preparação de Elenco e encarna a personagem ‘Mira’ na série mato-grossense escrita e dirigida por Samantha Col Debella (curtas-metragens Teodora quer Dançar e #Júri, ambos de 2018).  

Em entrevista exclusiva ao TeatrineTV, Ligia deu detalhes sobre o processo de preparação de elenco para a série, que contou com quase 200 atores. "As filmagens foram divididas em 3 flights, o que foi ótimo porque conseguimos dividir um pouco o elenco em blocos de cenas. Então, em cada início de flight eu chegava antes das filmagens para iniciar o trabalho de preparação com o elenco. As personagens que percorrem a série carregam profundidades existenciais imensas, mistérios, dores, amores, o que exigiu muito de cada intérprete, desde os protagonistas até quem participava de cenas mais curtas", introduziu.  

Ligia ao lado de Samantha organizando o elenco nas cenas do núcleo da guerra. Foto: Mel Rocha Ligia ao lado de Samantha organizando o elenco nas cenas do núcleo da guerra. Foto: Mel Rocha 

Conforme a profissional, o maior desafio em 'Entre Longes', foi o tempo curto para a filmagem dos dez episódios. "O pouco tempo para acessar o elenco, para conseguir conduzir as questões principais de interpretação de cena é um desafio, mas a parte boa é que a maioria do elenco já tinha experiência com audiovisual, então conseguíamos compor caminhos juntos e ganhar o tempo que nem tínhamos. Um grande desafio é fazer a filmagem de 10 episódios de uma vez, já que no cinema as filmagens de cenas não são cronológicas", observou. 

Ligia mencionou o desafio específico dos intérpretes e a experiência de integrar a equipe com elenco tão robusto como o de 'Entre Longes'. "O desafio do intérprete sempre é conseguir mergulhar na sua trajetória, sem embaralhar o tempo dos acontecimentos. Foi incrível trabalhar com tantos intérpretes ao mesmo tempo, é realmente bonito estar inteiramente dentro das existências tanto das personagens quanto dos intérpretes que participaram, e que durante alguns minutos de trabalho, ou muitos (no caso do elenco principal), trocam conosco uma carta de confiança e afeto. É emocionante acompanhar cada segundo de conquista, e cada momento de coragem que todo mundo enfrentou nesse projeto. A cena requer coragem o tempo inteiro, como a vida”. 

Ligia e Robson Torinni, em uma das cenas tensas filmadas no estábulo. Foto: Mel RochaLigia e Robson Torinni, em uma das cenas tensas filmadas no estábulo. Foto: Mel Rocha

Além de preparar o elenco, Ligia também entrou em cena como a personagem Mira. “Olha, pra falar a verdade, eu nunca consegui ocupar uma única função em projetos assim, a não ser na novela Pantanal, que fui somente para atuar, e achei um luxo delicioso e carinhoso. Desejei por uns momentos ser só atriz na minha vida inclusive, rs", brincou. 

A preparadora explicou que ao longo da sua carreira sempre se dividiu em muitas funções na cena. "Comecei minha carreira como assistente de direção e atriz, ainda ‘adolescentinha’, e nunca foi diferente. Mas é tenso, exige o dobro de tempo, de atenção, de trabalho. Enquanto as pessoas iam descansar um pouquinho, eu chegava do set cansadíssima e ia estudar meu texto", anotou. 

Ligia e Samantha no final das filmagens no Posto de saúde. Foto: Mel RochaLigia e Samantha no final das filmagens no posto de saúde. Foto: Mel Rocha

Diante do trabalho desafiador, Ligia elogiou a performance da roteirista e diretora mato-grossense de 'Entre Longes'. "Quando divido funções assim, eu confio muito na direção, e a Samantha é realmente incrível, se ela diz “tenho”, é porque ela tem a cena e pronto. Então, ao mesmo tempo que é desafiador, é emocionante demais. Acompanhar cada segundo do trajeto de toda a filmagem, sair do set uma hora antes de gravar a sua cena, ir para maquiagem, para o figurino, e entrar em cena, com uma equipe que confia em você e que você confia, é bom demais. Mas olha, haja coragem. Eu tenho medo, sempre, fico nervosa, sempre, mesmo sabendo que dou conta do recado. O cinema mora na eternidade, e exige tudo da nossa capacidade de existência”, depôs.  

Integram o elenco principal da série: Carla Elgert como Rachel, Romeu Benedicto como Coronel Ignácio, Robson Torinni como Tito, Thyago como Mourão Doca, Eloá Pimenta como Domingas e Ana Clara Dourado como Verônica.

ENRREDO DE ENTRE LONGES

Ligia, Samantha e Eloá Pimenta, que dá vida a Domingas, companheira da protagonista durante toda a primeira temporada da série. Foto: Mel RochaLigia, Samantha e Eloá Pimenta, que dá vida a Domingas, companheira da protagonista durante toda a primeira temporada da série. Foto: Mel Rocha

Ligia revelou que o enredo da série 'Entre Longes' é inspirado em uma história real, trazendo à vida uma figura feminina importante que desempenhou um papel significativo no Mato Grosso nas décadas de 1940. "Isso eu acho que é a parte mais valiosa dessa série, a protagonista existiu mesmo. É uma mulher da Suíça que vem pro Mato Grosso na década de 40. Ela é enfermeira e começa a atender várias pessoas doentes no interior do MT. Nessa vinda para o Brasil, muita coisa acontece: romance, morte, vingança", enumerou.  

De acordo com Ligia, para além exaltar uma história, a séria pode corrigir o apagamento do protagonismo feminino. "Ela foi uma figura muito importante para o MT, mas assim como em todos os estados, ninguém lembra das mulheres, ou fazem questão de apagá-las. A misoginia é um projeto, e esta é uma série com uma heroína como protagonista, dirigida e escrita por mulheres, que tem como produção executiva outra mulher", celebrou.   

A preparadora ainda celebrou a possibilidade de o Brasil conhecer o território mato-grossense e seu povo por meio de um elenco 'primoroso'. "A série 'Entre Longes', ao mesmo tempo que apresenta uma ficção necessária para compor reflexões do contemporâneo, nos convida a revisitar o passado, conhecendo a história de um povo, de um território, e principalmente um convite para conhecermos as mulheres que vieram antes de nós. Embora seja uma série densa, o público vai se encantar com a história de Rachel, vivida por Carla El, e vai rir com a leveza de Domingas, vivida por Eloá Pimenta. Enfim, os homens também arrasam nessa série, vale a pena ver esse elenco primoroso, um texto muito bem amarrado. Eu sou suspeita pra falar”, acrescentou.  

TV BRASIL E O CINEMA 'FORA DO EIXO'

Ligia e Carla El antes de uma das cenas mais difíceis de enfrentamento da protagonista. Foto: Mel RochaLigia e Carla El antes de uma das cenas mais difíceis de enfrentamento da protagonista. Foto: Mel Rocha

Para Ligia a série "Entre Longes" assume uma importância imensa na TV pública ao trazer à luz a história de uma cidade do interior e sua protagonista "esquecida", a série ressalta a diversidade e complexidade do Brasil, chegando a um público mais amplo por meio da televisão aberta. “O cinema demora muitooooooo. Vou te contar, os projetos têm seus tempos próprios, a série foi filmada em 2022 e entra agora na TV Brasil, é muito emocionante ver as coisas nascerem. Mas haja paciência para o material passar por todos os profissionais necessários até a finalização e chegar lindo na mão da distribuidora. Aí, se falando em MT e em MS, a gente encara outro problema ainda, o FORA DO EIXO, e é preciso insistir, fazer milagre, encontrar frestas para conseguir caminhar com o audiovisual e com a arte em geral nesses estados", comentou. 

Com ansiedade se misturando ao 'medo do espoiler', Ligia adiantou ao TeatrineTV algumas das cenas mais desafiadoras para a equipe da série. "Vou te dizer, estou ansiosa para assistir todos os capítulos e conferir tudo que a gente viveu naquele set. As cenas mais desafiadoras foram as cenas no rio, as cenas filmadas em territórios indígenas, as cenas de mortes, acho que destaco muitas cenas. E tenho medo de dar muito spoiler. Acho que o ideal é todo mundo conferir mesmo, esse trabalho muito delicioso e necessário que é ‘Entre Longes’’.

Ligia e Samantha, com os feridos da guerra. Foto: Mel RochaLigia e Samantha, com os feridos da guerra. Foto: Mel Rocha

Ela também apontou como essencial produtos audiovisuais chegarem à TV Brasil e outras emissoras com alcance ao grande público. “A TV pública chega nas pessoas, todo mundo pode acessar. Pensar que essa série vai estar ao alcance de todes é revolucionário. Hoje sabemos que os streamings tomam conta do pedaço, e o sonho de todo mundo é estar em canais específicos, mas a TV pública ainda é o acesso da maioria da população. E a gente conta histórias para que elas cheguem para todo mundo. Ainda mais pensando nessa história, de uma cidadezinha de interior do Mato Grosso, a série é também para essas pessoas que até hoje lembram da protagonista e que contam causos em frente de casa para os vizinhos, antes de ligar a TV na sala”, opinou.  

PRÓXIMOS PASSOS E PROJETOS FUTUROS  

Após "Entre Longes", Lígia Prieto segue envolvida em diversos projetos criativos, incluindo a direção e roteiro de um próximo curta-metragem, "Eleonora", realizado pelo Grupo Casa. Ela também planeja lançar livros e dirigir um novo espetáculo teatral, mantendo-se ativa em diversas áreas criativas. "Aliás, cada vez mais assumo a direção, o roteiro, e tenho me afastado da atuação, mas não é por querer não, eu amo estar em cena, mas aqui na nossa cidade, no nosso estado, eu tenho ocupado muito mais a direção e a escrita do que a cena. Embora esteja em cartaz com o espetáculo Dom Casmurro. Eu faço muita coisa, vivo em muitas funções e amo todas elas, então não consigo escolher, deixo a vida caminhar um pouco livre nesse sentido”, declarou.  

CONVITE PARA ASSISTIR "ENTRE LONGES" NA TV BRASIL  

A preparadora e atriz de ‘Entre Longes’, fez um convite especial para o público brasileiro: assistir e valorizar nossas próprias histórias e produções. “Precisamos assistir o que é nosso. A gente sabe contar as histórias de outros países, construímos heróis e lutamos por heróis que nem são do Brasil, o convite que eu faço é pra assistirmos nossas histórias. O cinema brasileiro é riquíssimo, e vive numa luta infinita por espaço e existência. E pra essa história acontecer mesmo ela precisa de todo mundo, é assim que a gente cresce junto. Assistam, toda quinta-feira, às 21h (horário de Brasília) ou às 20h (horário de MS e MT), na TV BRASIL, a série ‘ENTRE LONGES’”, concluiu.


Google News

Tags: Ana Clara Dourado, Carla Elgert, Eloá Pimenta, Entre Longes, Lígia Prieto, Mato Grosso, Robson Torinni, Romeu Benedicto, TV Brasil

Veja Também

Nos apoie:

Chave PIX:

27.844.222/0001-47

QR Code para doacao