Premiado no Festival de Cannes, "Sol de Inverno", de Hiroshi Okuyama, estreia 8/11, no Sesc Digital. / Foto: Divulgação
O SescTV e a plataforma Sesc Digital dedicam o mês de novembro a um especial sobre "juventudes". A programação gratuita reúne três filmes que abordam o amadurecimento, a política estudantil e a descoberta do cinema através do olhar de jovens protagonistas.

A principal estreia é o longa japonês "Sol de Inverno", de Hiroshi Okuyama, premiado este ano na mostra "Un Certain Regard" do Festival de Cannes. O filme estreia no dia 8 de novembro, com exclusividade no Sesc Digital.
Com uma fotografia delicada, a trama acompanha Takuya, um jovem que vive em uma cidade coberta de neve. Ele atravessa as inquietações da adolescência ao descobrir novas formas de afeto e desejo ao se aproximar de uma talentosa patinadora artística e seu treinador.

A programação segue no dia 15 de novembro com o brasileiro "Um Filme de Cinema" (2013). A obra de Thiago B. Mendonça é uma fábula lúdica sobre Bebel, filha de um cineasta em crise que decide ela mesma fazer um filme para um trabalho escolar. A estreia será no canal SescTV e também fica disponível no streaming.

Encerrando o especial, no dia 22 de novembro, será exibido o documentário "Eleições" (2018). O filme de Alice Riff, premiado em festivais como É Tudo Verdade e Brasília, acompanha a disputa de quatro chapas pelo grêmio estudantil em uma escola pública de São Paulo, revelando o aprendizado da política na prática.
Todos os filmes da mostra têm acesso gratuito. "Sol de Inverno" estará disponível apenas na plataforma Sesc Digital (no app ou site sesc.digital). Os outros dois títulos serão exibidos no SescTV (sesctv.org.br) e também ficarão sob demanda no Sesc Digital.







