O programa "Samba de Gamboa", da TV Brasil, homenageia o cantor e compositor Candeia, no domingo (17.ago.25), data em que o sambista completaria 90 anos.
Na edição especial, a cantora e apresentadora Teresa Cristina recebe o cantor Bico Doce em uma roda de samba, em que cantam sucessos como “O Mar Serenou”, “Preciso me Encontrar” e “Testamento de Partideiro”.
Nascido em 1977, um ano antes do falecimento de Candeia, Bico Doce é intérprete de samba-enredo e já atuou em agremiações do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A produção original da TV Brasil, dedicada à promoção da cultura popular brasileira, teve temporada gravada no Teatro Ruth de Souza, em Santa Tereza (RJ), e pode ser assistida no YouTube e no app TV Brasil Play.
Na TV, a reprise vai ao ar aos sábados, às 23h, e, na Rádio Nacional, ao meio-dia (horário de Brasília).
HOMENAGEADO

Antônio Candeia Filho, conhecido como Candeia, foi sambista, compositor e ícone do Carnaval carioca, ligado à Portela e à agremiação Azul e Branco de Oswaldo Cruz.
Sua obra inclui sambas históricos interpretados por artistas como Clara Nunes e Cartola, e seu último disco, Axé - Gente Amiga do Samba, é considerado um marco do gênero.
Além da carreira musical, Candeia trabalhou como investigador policial e enfrentou problemas de saúde que marcaram suas composições, conferindo ares de nostalgia com letras repletas de tristeza.
O artista partiu cedo, com apenas 43 anos, em 1978.

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/
Siga a TV Brasil no Instagram @tvbrasil